Pena de morte pode ser aprovada atraves do artigo 84-xix?

Há 8 anos ·
Link

A CF artigo 5 diz "nao havera pena de morte" exceto "em guerra declarada segundo termos do 84-XIX" Acontece que no artigo 5 não define que entende por "guerra declarada" no 84 define "guerra contra nações hostìs" mais esse artigo não e clausula petrea e pode ser alterado emendado com outros entendimentos,como "Considera-se guerra declarada também o combate a violência descontrolada e contra grupos criminosos" sendo por referendo ou decreto Presidencial, e ai?

8 Respostas
Desconhecido
Advertido
Há 8 anos ·
Link

Não pode o que vc pretende é fazer um contorcionismo jurídico.

Hen_BH
Advertido
Há 8 anos ·
Link

A norma em questão já tem sua complementação no CPM. "Violência desenfreada" nada tem a ver com "guerra declarada", que possui sentido jurídico específico.

Autor da pergunta
Há 8 anos ·
Link

Guerra declarada via dicionario tem relação com um seculo de sentidos e o artigo 5 nao define "guerra declarada" Além disso o 84 nao é garantia individual...mais vou dizer o que pode ser feito, fazer um plebiscito pra pena de morte garantia via artigo 1 da cf "mais o stf pode derrubar?' Não , pois o artigo 102 que regra o mesmo diz que o stf julga leis e decretos federais e estaduais, nao decisão popular e nem sequer emenda ou revisões...Enquanto o plebiscito teria apoio do 1 artigo o STF sequer poderia usar o artigo 102. Disse!

Hen_BH
Advertido
Há 8 anos ·
Link

A interpretação de "guerra declarada" é jurídica, e não léxica. Refere-se a guerra com outras nações e a algumas condutas, tipificadas no Código Penal Militar, como pegar em armas contra o próprio Brasil.

Qualquer outra definição do tipo que você faz - guerra declarada no sentido de "violência desenfreada", com conotação de "guerra civil urbana" - é fazer uma viagem no mar da maionese, ou como disse o colega, é tentar contorcionismo jurídico.

Autor da pergunta
Há 8 anos ·
Link

A interpretação "guerra declarada " é aquela que a cf permite, no artigo 5 nao se refere a guerra contra exterior e no 84 se refere mais nao é garantia de nada...

Desconhecido
Advertido
Há 8 anos ·
Link

tá bom não vamos contrariar.

Autor da pergunta
Há 8 anos ·
Link

Não é questão de contrariar , é algo visivel, alem do 84 nao ser garantia fundamental qualquer alteração nao pode ser vista como irregular.....

Desconhecido
Advertido
Há 8 anos ·
Link

tá tente! Pode começar propondo alteração por iniciativa popular ou se candidate se eleja e proponha e veja se passa da ccj. Ou convença um dep ou senador a comprar sua idéia.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos