V

    Vanessa Araujo 214763/RJ Sábado, 19 de agosto de 2017, 22h26min

    Boa noite

    Sua mãe era separada de seu pai ? Essa casa foi adquirida apenas por ela ou pelos dois?

    ?

    Desconhecido Sábado, 19 de agosto de 2017, 22h38min

    Minha mãe viveu com ele durante 30 anos mas nunca se casaram legalmente. A casa foi adquirida pelos dois.

    F

    Fernando Valle Vila Velha/ES 32633/ES Sábado, 19 de agosto de 2017, 22h48min

    Geraldo,

    Faça o inventário a garanta sua parte.
    A casa 100% é 50% do seu pai e 50% que era da sua mãe deve ser dividido entre você e seu pai.
    Os bens cuja origem sejam doação e herança, não se comunicam com o casamento/ união estável, ou seja, a princípio os 50% dele + os 25% que ele herdou da sua mãe, não são transferidos à companheira atual dele.
    Porém se ele vender o imóvel por exemplo e adquirir um novo imóvel, então por tratar-se de um novo investimento, com a participação dos 2, então ela passará a ter direito a 50% desse novo imóvel e os outros 50% é dividido entre você e ela.

    Procure um advogado e faça a partilha, evite problemas futuros.

    fernandovalle.jus.com.br