Boa noite.

Estou a 2 meses desempregado e tenho direito de receber 5 parcelas do Seguro Desemprego.

Estou pensando em pagar o INSS como autônomo, até eu me recolocar no mercado de trabalho.

1) Eu perco o Seguro Desemprego se eu efetuar o pagamento para o INSS? Qual o código?

Se a resposta (1) for sim eu perco o benefício. -- Eu posso fazer o pagamento retroativo referente aos 5 meses sem contribuir? Qual o código?

Desde já, agradeço a atenção.

Respostas

    Armando Franco

    Armando Franco Sábado, 19 de agosto de 2017, 22h38min Editado

    Melhor Resposta segundo o Autor da Pergunta

    Rodrigo//
    Sim. Perde o Seguro Desemprego.
    Pode recolher como Segurado Facultativo(próprio para desempregado, estudante, dona de casa, síndico sem remuneração etc) sob o Código 1406 20% sobre um mínimo de R$937,00 a um teto de R$5.531,31 conforme sua possibilidade financeira em cada mês. Suas contribuições nessa Categoria deverão ir somente até a data em que conseguir um novo emprego com CTPS-assinada..
    Como você já é Inscrito e Cadastrado no INSS, bastará adquirir um Carnê de GPS e utilizar no preenchimento o seu número de PIS/PASEP;
    Boa sorte
    Armando

    ?

    Desconhecido Domingo, 20 de agosto de 2017, 14h21min

    Boa tarde

    Obrigado pelos esclarecimentos