Indenizacao por vazamento em apartamento
Gostaria de sanar uma duvida: moro em apartamento alugado, em boas condicoes. Infelizmente houve um vazamento na pia do banheiro; o cano flexivel que alimenta a torneira rompeu-se completamente, e a agua sob pressao inundou boa parte do apartamento.
So consegui conter o vazamento quando cheguei em casa, algumas horas depois. Felizmente, nao tive muitos danos em meus pertences, a nao ser o colchao, que ficou encharcado e sem condicoes de uso.
Sendo que a tal mangueira estourada se deve a fadiga do material (cerca de 20 anos de uso!), e nao houve ma-utilizacao por minha parte, e correto pedir o ressarcimento do colchao para o proprietario? Ha alguma condicao de ressarcimento por danos morais?
Grato pela atencao; Fabio TB.
Normalmente os contratos de locação indicam que a responsabilidade pela conservação e manutenção do imóvel são de responsabilidade do inquilino dificultando o pedido de indenização neste caso.
A indenização por dano moral dependerá do convencimento do juiz com relação a não se tratar de "mero aborrecimento".
Sandro
Fábio TB pelo jeito ou vc. é eng. ou técnico (falar em fadiga de material...). Enfim, isto não vem ao caso, só que é muito dificil vc. provar que houve fadiga no material, isto requer perícia técnica e os custos são muito elevados. Segundo será muito dificil vc. provar que não houve mau uso de sua parte. Concordo com a posição do colega Sandro Akira Sakurai. Se eu fosse vc. não ajuizaria nenhuma ação!!!
Mas agora, como o piso (tacos de madeira) foi danificado (esta todo empenado), ha a possibilidade do proprietario exigir que eu recupere o piso na sua condicao original, por meus proprios custos?!? Ja que, conforme apontado acima, 'conservacao e manutencao do imovel sao responsabilidade do inquilino'?!?
Normalmente (salvo nos casos em que administradoras fazem vistorias anuais) somente na desocupação do imóvel é que o locador iria perceber o "dano" (se houver vistoria". E poderia exigir o imóvel nas condições em que foi entregue.
Por outro lado se não houve vistoria inicial no imóvel detalhada e no caso com fotos, fica igualmente inviável para o locador propor a ação tendo em vista que ele deve provar o estado do imóvel na entrega, na saída e consequentemente provar que o dano o se deveu por desgaste natural.
Sandro
Vejam o meu caso: Entreguei um apto alugado em perfeito estado, porem a imobiliaria está praticamente querendo que eu faça uma reforma total, exigindo absurdos, tipo: torcar lateral da porta do armario da pia, borrachas da porta da varanda; um chuveiro inox; descarga; troca das duchas higienicas, entre outros absurdos, tudo isso no meu ver são desgastes naturais do uso. Outro detalhe: dias antes de desocupar, aconteceu um vazamento enorme no andar de baixo, comuniqueia imobiliaria e disseram que era minha responsabilidade. Resultado: na demora da solução fui chamada na delegacia. Fiz o conserto para evitar desgastes. resultado: ao entregar o imovel a imobiliaria me apresenta um orçamento de consertos em R$ 1.200,00. Agora estou pensando em entrar com uma ação contra a imobiliaria para ressarcir a despesa com o vazamento e ainda por danos morais, já que fui parar numa delegacia. Devo fazer isso? Alguem teria um modelo?
Moro em um prédio de apenas 2 andares, acontece que no prédio tem uma infiltração ou melhor tinha, acho que foi consertado, essa infiltração era do apartamento de cima, do segundo andar, consertaram o vazamento eu acho, só que esta caindo aos pedaços a parte externa, do teto onde tinha o vazamento, correndo o risco até de cair na cabeça de alguem que passar. Acontece que o vizinho teima em dizer que o concerto é do prédio ( este não tem condominiio) os concertos são feitos em concordancia dos 3 proprietários, mas o vazamento que causou esse estrago foi do apartamento desse proprietario, e agora o que deve ser feito, ja que o proprietario diz que só concerta se os 3 concordarem em pagar o concerto, não acho justo isso. por favor alguem me ajude ai. obrigada.