Sou de Ourinhos, meu pai quer se aposentar mas tem tempo de contribuição de 33 anos e 62 anos de idade. Ele pode se aposentar, mesmo que não seja aposentadoria integral? aplicando o fator previdenciário? Já procurei em diversos sites e entendo que pode, mas o contador diz que não pode. Pode ou não pode?

Respostas

    Armando Franco

    Armando Franco Segunda, 18 de setembro de 2017, 23h45min

    ana//
    Para aposentar por tempo de contribuição precisa ter no mínimo 35 anos de contribuição (homem). Mulher 30.
    Sofrerá o FP-fator previdenciário.

    Mais 2 anos de contribuição, 35 de contribuição + 64 de idade(pontuação 99) pode aposentar pela regra 85/95 pelo valor Integral, sem sofrer o FP-Fator previdenciário.

    Para aposentar por idade, precisa ter no mínimo 65 anos de idade (homem) 60 Mulher. e no mínimo 15 anos de contribuição.
    Boa sorte
    Armando