Eu desejo realizar a cirurgia de correção de miopia e astigmatismo, tenho -4,25 em um olho e -4,75 no outro, sem contar com o astigmatismo, ou seja, sou completamente dependente dos óculos. O plano, entretanto, só cobre a cirurgia a partir de 5 graus de miopia, com base em que abaixo disso a motivação seria puramente estética. Analisando meu caso, é inegável que não é por estética; não consigo ver nada sem os óculos. Como eu poderia acionar o plano de saúde (Unimed, no meu caso) para que eles cubram a cirurgia?

Respostas

  • -1
    Marcel Munhoz Garibaldi

    Marcel Munhoz Garibaldi Salvador/BA 49185/BA Quinta, 21 de setembro de 2017, 22h18min

    Cabe ao médico decidir o melhor tratamento as patologias que acometem seus pacientes. No entanto devem ser observadas algumas recomendações estabelecidas por pesquisas científicas, como gravidade, idade, efetividade no resultado e no caso específico da cirurgia refrativa, um fator importante é a estabilização do grau.

    Então caso seu médico tenha lhe recomendado a cirurgia como meio de tratamento, de maneira devidamente respaldada por exames comprobatórios, não cabe ao plano de saúde dizer o contrário.
    É plenamente possível mover uma ação contra a operadora de saúde, para obrigá-la ao custeio do procedimento.

    Sugiro que constitua um advogado para mover esse processo e não tente se aventurar no juizado especial, sem assistência técnica competente para defender seu interesse.