mariana monteiro Quarta, 17 de fevereiro de 1999, 18h58min

    Caro José,
    Creio que dividamos a mesmo apinIão sobre o tema que você propôs. Acredito ser um quase atentado contra democracia que tanto perseguimos, a atuação e nomeação dos Ministros do STJ. Para cidadãos com um profundo poder sobre os destinos de um povo, a sociedade deveria, ao menos, ser consultada a respeito da nomeação dos mesmos. Vou mais longe, acho que deveriam estes, ser eleitos como o são os representantes do Legislativo e Executivo. O nosso Judiciário tem este grave problema, não é passível de escolha, de opinação da cidadania, de questionamentos por parte desta. Um verdadeiro atentado contra a vontade cidadã.

    Muito poderia ser feito, melhorado, aprimorado no nosso processo democrático se também os Ministros fossem eleitos por voto direto. Acredito, contudo, que este não é o interesse político, a vontade predominante dosgrupos de interesse, de poderio político em nosso país (sem citar nomes...por vergonha, não,por medo.), logo, não vejo quaisquer perspectivas de mudanças. Lamentável..

    Abraços,

    Mariana.