POR FAVOR, PRECISO DE AJUDA!!
Olá, sou recém formada e pretendo abrir meu escritório, sozinha, mas estou com muito medo e queria que me dessem algumas dicas... Será que alguém poderia me ajudar em alguma coisa? Desde já agradeço Me ajudem, por favor...
Se não possui instalação própria nos primeiros anos recomendo que faça uma parceria com algum escritório ou advogado para poder usar a estrutura, colaborar com as causas em andamento e dividir honorários, até possuir uma reserva suficiente para manter o funcionamento de um escritório (aluguel, contas de consumo, funcionários etc...) por pelo menos 12 meses. Aproveitando,neste período, para trocar experências e conhecimentos com os advogados que já tem prática jurídica, só então partiria para o investimento em estrutura própria e independente.
Sandro
Olá Sandro, muito obrigada por responder a minha pergunta. O fato é que eu já tenho a sala para instalação de escritório, inclusive com mesa, computador, internet, etc...tudo já pronto e não teria despesa com aluguel, nem demais gastos, pois é no mesmo prédio em que meu pai possui comércio. Então, esses gastos serão arcados por ele. Meu medo é justamente por não ter tanta prática jurídica. Realmente gostaria de começar em parceria com algum escritório, mas não achei nada ainda e por isso pensei em começar assim. Preciso começar de alguma forma, e esta seria minha única oportunidade no momento... Se pudesse me dar sua opinião a respeito agradeceria imensamente..
Se possui escritório pode fazer o contrário, procure colegas da sua turma que queiram dividir despesas ou causas, ou ainda outros advogados que estejam procurando sair de escritórios e tentar uma carreira "solo". (escolha bem, pois pode dar muita dor-de-cabeça).
No começo uns 2 ou 3 livros de "Prática forense" e muita conversa com os cartórios pode ajudar a resolver a maior parte das dúvidas do dia-a-dia.
O maior problema é conseguir clientes, mas isso só vem com o tempo. (Dependendo da área pode demorar um pouco mais, por isto é importante vc se dedicar a um ramo do qual realmente goste senão o desgaste é maior.)
No mais... :
ESTUDA O direito está em constante transformação. Se não o acompanhas, serás cada dia menos advogado.
PENSA O direito se aprende estudando; porém, se pratica pensando.
TRABALHA A advocacia é uma fatigante e árdua atividade posta a serviço da justiça.
LUTA Teu dever é lutar pelo direito; porém, quando escontrares o direito em conflito com a justiça, luta pela justiça.
SÊ LEAL Leal para com teu cliente, a quem não deves abandonar a não ser que percebas que é indigno de teu patrocínio. Leal para com o adversário, ainda quando ele seja desleal contigo. Leal para com o juiz, que ignora os fatos e deve confiar no que tu lhe dizes; e que, mesmo quanto ao direito, às vezes tem de confiar no que tu lhe invocas.
TOLERA Tolera a verdade alheia, como gostarias que a tua fosse tolerada.
TEM PACIÊNCIA O tempo vinga-se das coisas que se fazem sem sua colaboração.
TEM FÉ Tem fé no direito como melhor instrumento para a convivência humana; na justiça, como destino normal do direito; na paz, como substitutivo benevolente da justiça; e, sobretudo, tem fé na liberdade, sem a qual não há direito, nem justiça, nem paz.
ESQUECE A advocacia é uma luta de paixões. Se a cada batalha fores carregando tua alma de rancor, chegará o dia em que a vida será impossível para ti. Terminado o combate, esquece logo tanto a vitória quanto a derrota.
AMA A TUA PROFISSÃO Procura considerar a advocacia de tal maneira que, no dia em que teu filho te peça conselho sobre seu futuro, consideres uma honra para ti aconselhá-lo que se torne advogado.
Ana o eu posso te dizer é vá em frente!!!! Não tenha medo. Eu era engenheiro e virei advogado após os 50 anos. Já que você tem sala própria aproveite. Não tenha medo. É claro que algumas demandas á primeira vista causam enorme medo, principalmente quando se é responsável. Procure analisar as demandas antes e somente aceite aquelas mais simples (ao menos no começo). Não recomendo que você faça sociedade com ninguém (ao menos por enquanto). Dúvidas, certamente hão de surgir e a cada demanda parece que as dúvidas se acumulam. Isso é normal. Todos nós passamos por isso, exceto alguns que se intitulam ILUMINADOS. Eu te desejo muita bos sorte. Vá em frente. Estude sempre! Se atualize! Aprenda a cobrar desde o início (tem que cobrar quando a coisa esta quente, senão........ depois é só se lamentar.
Sandro e Sérgio, mto obrigada pela atenção e dicas.
Sérgio, vc me encorajou muito! Obrigada mesmo, de coração...acho que era esse empurrãozinho que me faltava... é isso aí né? Ninguém nasceu sabendo...e minha oportunidade no momento é esta..não tenho ninguém em vista para fazer parceria e tenho que aproveitar já ter a sala prontinha me esperando!! rs Amei suas dicas... e é isso mesmo que vou fazer! Vou começar aceitando as mais simples e com o tempo tudo vai melhorando... (eu pensava exatamente isto..achava que cada vez as dúvidas iam se acumular mais e mais..mas pelo visto é normal .. q bom!! rs) AMO a profissão que escolhi.. tenho certeza que darei o máximo de mim nas demandas que me aparecerem...vou estudar muito e se Deus quiser eu chego la... Muitíssimo obrigada pela atenção, por perderem precioso tempo para me ajudar e encorajar...
Ola Ana, Eu também comecei agora, me formei algum tempo, mas realizei o exame no começo do ano pasado. em dezembro do ano passado, eu e mais uma amiga, montamos escritório, e tenho que confessar que estou passando pela mesma situação, mas não desanime, nem desista. Eu me inscrevi na assistencia o ano passado e ja fui nomeada....sempre que aparece um caso, eu leio com atenção, coloco minhas duvidas em um papel, anoto tudo, tanto as duvidas, quanto o que eu acho que vai me ajudar resolver, e o que eu n acho eu ligo para amigos, venho na internet, siga tudo que nosso colega Sandro escreveu. Desejo sucesso a você...se precisar de alguma ajuda, ainda estou aprendendo também, mas o direito é um eterno aprendizado. vou deixar meu email aqui [email protected]