Gostaria de debater as repercussoes da ideologia neoliberal na evolucao do constitucionalismo contemporaneo, sobretudo, em realidades do capitalismo tardio, como o nosso, quais os seus principais problemas, quais sao as modificacoes na tradicao constitucionalista, quais as consequencias para as instituicoes democraticas e para a tutela da cidadania ??

Respostas

    ?

    SÉRGIO WANDERLEY PERSIANO Domingo, 30 de janeiro de 2000, 11h21min

    As reformas constitucionais em gestação atendem às exigências da globalização da economia, principalmente as da organização administrativa do Estado.

    A sociedade não pode perder de vista os debates travados acerca das PECs, principalmente quando dizem respeito à cidadania e aos direitos fundamentais da pessoa humana, porquanto os interesses de grandes corporações econômicas estão "em jogo" e estas não pensarão duas vezes ante o dilema em reguardá-los ou sacrificá-los, ao menos em parte, tendo em vista temas como ecologia ou outros interesses difusos do cidadão.