Boa tarde,

gostaria de saber o seguinte:

A filha solteira (cerca de 60 anos) tem direito ao recebimento de pensão considerando que seu pai era funcionário federal e já faleceu?? De acordo com a lei 3373/58, artigo 5º, ela teria, mas confesso que a matéria ainda me é estranha e estou com dúvidas.

Somente para constar, a mãe dela, também falecida, recebia pensão federal num valor de R$ 1800,00 reais.

Agradeço a atenção!

Respostas

    C

    cicirubi Sábado, 08 de março de 2014, 1h45min

    eu tenho 40 anos meu pai faleceu em 1975 ele trabalhava para o governo federal eu tenho direito a penão

    Juliana Fernandes Moreira

    Juliana Fernandes Moreira Quarta, 05 de novembro de 2014, 13h10min

    Marlene de Souza. Tenha em mente que voce está pedindo uma pensão que irá ser paga pelo poder publico. Dois anos não são nada. Tenha paciência, vai demorar.

    C

    claudia Segunda, 06 de julho de 2015, 16h49min

    meu pai ja falecido dez de 2007 era funcionário da rede ferroviária mas ja era aposentado gostaria de saber se minha mãe tem direito a pensão pois estava separada dele judicialmente e eu sou a unica solteira tenho 42 anos nunca me casei queria saber e posso receber apensao grata claudia

    E

    Eliane Terça, 21 de julho de 2015, 11h32min

    Bom dia,
    Sou filha adotiva e meu pai faleceu eu tinha apenas 4 meses, era funcionario do DNER agora DNIT, e minha mae somente que ficou com a pensao. Observando no contracheque dela, a cota é: 01/02 e só ela que recebe. a outra seria minha? como faço, nunca recebi. E possivel receber ainda visto que tenho 30 anos.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Juliane Jardim

    Juliane Jardim Quarta, 23 de março de 2016, 17h52min

    Olá, meu avo era funcionário publico Federal aposentado faleceu em 2005, será que minha mãe teria direito a pensão? Ela é solteira e não tem emprego vive de minha ajuda sera que posso buscar esse benefício a ela?

    Edileuza Xavier

    Edileuza Xavier Quinta, 30 de junho de 2016, 19h42min

    Boa noite, estou sem saber o que fazer pois minha mãe tem 71 anos e aposentada .
    Meu avô trabalhou na antiga ferrovia colocou o nome da minha vó e de algumas filhas dele para receber.
    meu avô faleceu minha avó comecou a receber a pensão do meu avô mais minha mãe recebi uma poncentagem .
    na previdencia disse que quando minha vó falecer ela ia receber mais nada disso acontecer.
    minha mãe ensister com isso .o que eu preciso fazer? ela tem direito apensão?

    E

    Eldo Luis Andrade Quinta, 30 de junho de 2016, 21h29min

    Olá, meu avo era funcionário publico Federal aposentado faleceu em 2005, será que minha mãe teria direito a pensão? Ela é solteira e não tem emprego vive de minha ajuda sera que posso buscar esse benefício a ela?
    Resp: Infelizmente quando ele faleceu já estava em vigor a lei 8112 de dezembro de 1990 que só permite pensão por morte para filha maior de 21 anos se ela for inválida para o trabalho. A lei 3373/58 que permitia que filhas solteiras ganhassem pensão vitalícia por morte do pai foi revogada pela lei 8112. Só se ele tivesse falecido antes da lei 8112 de 1990 é que ela teria direito.