PENSAO PARA FILHA SOLTEIRA DE EX FUNCIONÁRIO FEDERAL JÁ FALECIDO
Boa tarde,
gostaria de saber o seguinte:
A filha solteira (cerca de 60 anos) tem direito ao recebimento de pensão considerando que seu pai era funcionário federal e já faleceu?? De acordo com a lei 3373/58, artigo 5º, ela teria, mas confesso que a matéria ainda me é estranha e estou com dúvidas.
Somente para constar, a mãe dela, também falecida, recebia pensão federal num valor de R$ 1800,00 reais.
Agradeço a atenção!
Bom dia, Sou filha adotiva e meu pai faleceu eu tinha apenas 4 meses, era funcionario do DNER agora DNIT, e minha mae somente que ficou com a pensao. Observando no contracheque dela, a cota é: 01/02 e só ela que recebe. a outra seria minha? como faço, nunca recebi. E possivel receber ainda visto que tenho 30 anos.
Boa noite, estou sem saber o que fazer pois minha mãe tem 71 anos e aposentada . Meu avô trabalhou na antiga ferrovia colocou o nome da minha vó e de algumas filhas dele para receber. meu avô faleceu minha avó comecou a receber a pensão do meu avô mais minha mãe recebi uma poncentagem . na previdencia disse que quando minha vó falecer ela ia receber mais nada disso acontecer. minha mãe ensister com isso .o que eu preciso fazer? ela tem direito apensão?
Olá, meu avo era funcionário publico Federal aposentado faleceu em 2005, será que minha mãe teria direito a pensão? Ela é solteira e não tem emprego vive de minha ajuda sera que posso buscar esse benefício a ela? Resp: Infelizmente quando ele faleceu já estava em vigor a lei 8112 de dezembro de 1990 que só permite pensão por morte para filha maior de 21 anos se ela for inválida para o trabalho. A lei 3373/58 que permitia que filhas solteiras ganhassem pensão vitalícia por morte do pai foi revogada pela lei 8112. Só se ele tivesse falecido antes da lei 8112 de 1990 é que ela teria direito.