Levei meu celular na assistência na cidade próxima a minha na quinta-feira de manhã (28/09) pra fazerem um serviço que me deram o prazo de entregar no mesmo dia, porém adiaram o prazo para o dia seguinte. Na sexta-feira me ligaram pedindo a senha do celular para testar o problema que supostamente estaria resolvido (áudio do celular), e com receio passei a senha mesmo sabendo que todos meus dados estavam logados no celular. Meia hora depois de passar a senha do aparelho, entrei pelo celular de um familiar e vi que a rede social whatsapp havia sido acessada do aparelho que estava na loja. Para finalizar, me ligaram dizendo que o problema não havia sido resolvido e que me ligariam quando ficasse pronto, o que os dá tempo de mexer em mais coisas já que possuem a senha agora. Como devo proceder? Posso abrir algum processo de invasão de privacidade? Obs: estou com o celular há duas semanas tentando usar sem ter que prejudicar eles porém o aparelho que só tinha problema no áudio, agora não funciona mais por desligar sozinho, coisa que nunca havia ocorrido.

Respostas

    Wander Barreto

    Wander Barreto 174293/MG Segunda, 09 de outubro de 2017, 14h47min

    Jennifer,

    Não houve invasão. Se ocorrer algum uso indevido de algum dado seu, comunique imediatamente a delegacia, se possível especializada em crimes digitais. Tenha o cuidado de jamais entregar seu aparelho logado ou com cartão de memória. Procure técnicos éticos que conseguem fazer manutenção sem precisar da senha dos clientes ou que, quando for imprescindível, peçam para você logar ao invés de fornecer a senha. Quanto aos problemas recentes do seu aparelho, tente resolver amigavelmente ou procure orientação em um ProCon ou advogado atuante em direito do consumidor.

    M

    MTB Recursos Suspenso Segunda, 09 de outubro de 2017, 18h37min

    As vezes para avaliação de problemas, pode ser sim necessário a abertura de algum audio, imagem, video, documento;
    Pode fazer parte da análise técnica, pois o problema pode estar mais relacionado a software do que a hardware, e as vezes uma simples utilização do software para determinados tipo de arquivos, pode ser o suficiente para diagnosticar o defeito.
    Agora, se vazar alguma imagem, ou algo que pertence a você, neste caso o processo é cabível.