Boa tarde! Sou separada há 1 ano e 6 meses e estou em novo relacionamento há quase o mesmo tempo. Meu ex-marido ficou transtornado com a separação, passou por psicólogos e psiquiatra e eu dei todo o apoio, inclusive, de não nos encontrarmos durante um ano para que ele melhorasse. Nesse tempo, eu levava minha filha para a casa dos meus pais e ele a pegava. quando meus pais não estavam, eu deixava com a moça que trabalha com eles, sempre pensando que o pai estando bem, minha filha também estaria. Bom...ela começou a apresentar ansiedade, choro quando voltava do pai, dizendo que ele estava muito sozinho, sem amigos e que ele ficava triste e só sem ela (ela estava com 4 anos). Eu comecei a orientá-lo e falar que não poderíamos mais seguir assim, pelo bem dela. Então, começamos a nos encontrar. Qual é a principal questão: ela adora o padrasto e o pai, mas não pode falar isso para o pai porque o mesmo sempre fala que o tio é "feio e chato". tudo que o padrasto faz é ruim ou feio (os avós paternos fazem o mesmo). Já faz um ano e meio que trabalho a cabecinha dela para tentar organizá-la. Antes ela chorava copiosamente se houvesse a mínima possibilidade dos dois se encontrarem. Hoje, já mais acostumada e maior, ela só fala para o tio que o pai não gosta dele, que não pode encontrá-lo, mas usa a nossa fala: "É porque não te conhece ainda, né tio?" Dúvida principal: De maneira alguma quero a distância entre pai e filha, pois, sei da importância desse contato. Mas até que ponto esse contato é saudável? Medo de problemas psicoemocionais futuros, já que ela se sente responsável pela felicidade do pai, pois, ele joga essa responsabilidade nela.

Respostas

    Wander Barreto

    Wander Barreto 174293/MG Segunda, 09 de outubro de 2017, 15h46min

    Pelo descrito, não está ocorrendo alienação parental. Sugiro a procura de um profissional da psicologia.

    ?

    Desconhecido Segunda, 09 de outubro de 2017, 17h01min

    Obrigada! A pergunta foi justamente porque o psicólogo levantou essa possibilidade.