Atestado médico NÃO aceito com 37 semanas de gestação

Há 8 anos ·
Link

Olá, meu nome é Claudia

Com 37 semanas de gestação fui ao médico que me acompanhava e ele me deu um atestado de 2 dias, ao apresentá - lo na medicina do trabalho da empresa eles não aceitaram, me colocaram de licença maternidade a partir daquele dia contra minha vontade alegando que qualquer atestado entregue a partir de 36 semanas já entra como licença maternidade. Gostaria de saber se perante a lei é correto o médico da empresa não aceitar o atestado que o meu médico me deu e me obrigar a entrar de licença maternidade contra minha vontade...

5 Respostas
Imagem de perfil de Lisnei
Lisnei
Há 8 anos ·
Link

Seu atestado foi aceito, simplesmente preferem não correr riscos nem para voce nem para eles, e assim te concederam a licença.

Autor da pergunta
Há 8 anos ·
Link

Boa tarde Lisnei obrigada pela atenção,

Mas perante a lei eles podem me afastar contra a minha vontade ? Não deveria ser afastada pelo médico que me acompanha ? Minha intenção era tirar a licença uma semana antes da data prevista para o parto, meu médico ia me dar a carta de afastamento. Porém o médico do trabalho me afastou alegando que todo atestado entregue a partir da 36° semana entra como licença maternidade, esse procedimento é assegurado por lei ?

Imagem de perfil de Lisnei
Lisnei
Há 8 anos ·
Link

O atestado médio nada tem a ver com a licença maternidade, porem, na 36ª semana de gestação, ou seja 28 dias antes do parto, caso haja a lei manda que se conceda a licença maternidade, pois a partir daí pode ocorrer um parto prematuro e se a gestante já está precisando de se afastar, pode significar alguma complicação. Isto não é feito para ferir o direito da gestante, mas para evitar males posteriores, entendo que gravidez não é doença, mas é um momento delicado, que deve se ter todo o cuidado por quem lida com a grávida, seja familiares, amigos e até mesmo os que lidam com o trabalho da mesma. Se não houvesse este fato, voce teria a liberdade, Quando tudo corre bem e não há necessidade de afastamento, a Licença Maternidade começa quando a futura mamãe decidir: pode ser desde 28 dias antes do parto (com 36 semanas), portanto, ou quando o bebê nascer. Você decide de acordo com o que for mais conveniente para você. mas lembre-se, QUANDO TUDO CORRE BEM. Não é o caso em questão.

Imagem de perfil de Lisnei
Lisnei
Há 8 anos ·
Link

Lei 8861

Autor da pergunta
Há 8 anos ·
Link

Entendi, obrigada pela atenção.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos