Tive uma séria discussão com um Rapaz, ele é homossexual e vive extorquindo dinheiro de sua Tia, uma senhora de 74 anos, aposentada, tem alguns lances de esquecimento, provavelmente da idade, ela mora só e tem um ótimo padrão de vida, possui uma casa de 4 andares em Bairro Nobre, esse rapaz tem uma irmã advogada, que já tentou de tudo para afastar essa Tia das garras desse Picareta. Esse rapaz também mora só, tem 50 anos e não trabalha, vira e mexe ele pede para uma amiga ligar para a Tia e inventam situações por telefone para que ela solte o dinheiro. O último golpe que ele efetuou, ele pediu para atendentes de uma Concessionário ligassem p/ ela e dizer que o Veículo estava com uma revisão p/ fazer e que iria custar 2 mil reais. O veículo dessa senhora é Zero km, ele está cadastrado na seguradora como principal Condutor, ele veio com a maior cara de pau reclamar p/ mim que as atendentes se negaram a fazer e me pediu p/ falsificar um recibo de 2 mil reais feito no sistema Word p/ ela pagar. Depois veio me pedir para arrumar um Pedreiro p/ que ele fosse arrumar o esgoto da casa dele, eu descobri posteriormente através do pedreiro (meu conhecido) que o serviço tinha ficado em R$ 400,00 e novamente deu o Golpe, o Pedreiro me disse que ele estava presente quando ele ligou p/ a Tia e mandou a coitada depositar 4 mil reais p/ consertar o encanamento e que não tinha dinheiro p/ arrumar e fez aquele Teatro se fazendo de coitadinho, que não tinha condições, porque o estrago foi grande que isso que aquilo. A da Tia enganada, depositou novamente, enfim... Naturalmente ele irá prosseguir com esses golpes baixos até deixar essa mulher sem nenhum recurso. A pergunta é:- Quero denunciar essa situação, porque estou louca para dar uma lição de vida neste SAFADO, um idoso é para ser protegido e não ser tratado dessa forma, qual o Procedimento? Haja vista que não possuo Provas concretas, a manos que o Polícia Técnica grampeie as ligações dele com a Tia, podem me ajudar? Obrigada pela atenção e fico no aguardo...

Respostas

    E

    Elenita Araújo Sábado, 21 de outubro de 2017, 13h29min Editado

    Olá, boa tarde!

    O rapaz poderá ser responsabilizado pelo crime de estelionato, previsto no artigo 171, do Código Penal, por estar, mediante erro da vítima (Tia), adquirindo vantagem ilícita (dinheiro), utilizando-se de meio fraudulento.

    Qual o procedimento? Recomendo que vá à Delegacia do Idoso em sua cidade, e comunique o fato à autoridade policial (Delegado), para que ele inicie as investigações, e se tiver "prints" ou alguma prova associada, recomendo que leve também, ou alguma testemunha que presenciou os fatos. Lá, eles irão instaurar o inquérito policial, através de um BO ou portaria, e averiguar os fatos, bem como, o rapaz que praticou o que sua pessoa narrou, será ouvido também.

    Se quiser um acompanhamento jurídico, para o caso, pode pedir orientação para um advogado, mas a titularidade da ação penal é do Ministério Público do seu Estado, que eu presumo onde tudo aconteceu, logo, que oferecerá a denúncia é o próprio MP.

    Na questão de "grampear" as ligações, só o juiz poderá ordenará, com o requerimento do Delegado, a quebra de dados telefônicos. Se for possível, preserve a Tia do rapaz, para que ela possa ser ouvida, futuramente, no processo.

    Espero ter ajudado!