Durante o ano 2007 recebi depósitos em m conta correntes que foram usados para pagar cartãos de crédito e outras contas. Tenho dúvida na declaração destas "doações", devo indicar como rendimentos isentos e não tributáveis, mas em qual opção? onde neste campo indico que fez a doação. Pelo que pesquisei também tenho que indicar a "doação" como bens e direitos também informando os dados de quem fez a doação, só que não tenho este dinheiro em caixa para informar o valor em 12/2007 por que foi usado no pagamentos de contas e qual código eu uso? Como faço esse declaração de forma correta?

Respostas

    O

    Orlando Oliveira de Souza_1 Quarta, 29 de abril de 2009, 22h30min

    Ana,

    Como foi a sua declaração (em anos anteriores)??Para rendimentos desse tipo sem identificação de origem ou da PJ o fiscus instituiu o carnê-leão:

    .rendimentos de outras pessoas físicas(aluguéis, trabalho não-assalariado, etc);
    .rendimentos ou outros valores de fontes do exterior;
    .pensão alimentícia em face do direito de família ou alimentos provisionais homologados pela justiça;
    .etc.

    O carnê-leão é uma antecipação mensal obrigatória que não é suprida pela declaração de ajuste anual e quem não o cumpre e estiver obrigado a pagá-lo pode o fiscus impor multa de 50% sobre o valor do imposto que devia ser pago mensalmente, ainda que na declaração anual tenha declarado os rendimentos e pago o imposto respectivo ou mesmo que na declaração anual tenha sido apurado imposto a restituir....

    Abraços,

    Orlando([email protected]).

    A

    Ana Quinta, 30 de abril de 2009, 12h58min

    Oi,
    De 2005 à 2007, declarei o movimento de pessoa física através da empresa que eu tinha movimento, em 2008 paralizei a empresa e iniciei um trabalho de consultoria, que gerou valores acima da "isenção". Segundo o contador, eu devo declarar parte desse movimento para não ficar totalmente descoberta, mas os valores são absurdos. Então se optar em não declarar hoje e quiser fazer isso no futuro qual o risco que eu corro? No aguardo,
    obrigada,
    Abraço

    T

    tainã silva almeida Quinta, 30 de abril de 2009, 13h54min

    Dr. Orlando

    Bom dia.

    Comprei um imóvel que havia sido invadido, água estava cortada porém com uma ligação clandestina.
    O fisco está me cobrando o valor referente a 15 anos atrás,sendo que neste período a água estava cortada.
    Como devo argumentar na defesa administrativa?

    Obrigada!!

    O

    Orlando Oliveira de Souza_1 Quinta, 30 de abril de 2009, 13h59min

    Já respondi....Refiro-me à ANA.

    Abraços.

    A

    Ana Quinta, 30 de abril de 2009, 14h38min

    Dr. Orlando,
    Desculpe, mas ficou a última pergunta que não entendi...
    Caso não declare ou declare um valor menor ao que consta na conta física, quais são as consequencias que terei que arcar?
    Grata,
    Abraços

    G

    Gezita Quinta, 30 de abril de 2009, 18h48min

    Eu fiz a grande besteira de emprestar minha conta para uma amigo, ele movimentou 200 mil reais em minha conta em 2008.
    Ele trabalhava informamete com fornecimento de madeira, recebia dinheiro de empresas, atraves de depositos em dinheiro e em cheque, e transferencias entre contas, e por ele ter o nome sujo e n ter conta ele usou a minha, foram 3 valores de +- 20 mil, os outros ficavam entre 100 reais e 2 mil reais, eu fui deixando e quando me toquei estava nesse valor absurdo.
    ja me informei na receita com um conhecido ele falou q acha melhor eu não declarar, pois nao conheço as pessoas q mandaram o dinheiro, ou sejo n posso provar a fonte, mas n tenho nada no meu nome, e esse ano minha movimentãção ja esta baixa como de costume.
    moro com meus pais e eles sempre declararam como dependente, estou com medo de ter q restituir esse valor sendo que nem q eu trabalhasse a vida toda conseguiria.
    me ajudem por favor

    A

    Ana Silveira_1 Quinta, 21 de maio de 2009, 17h36min

    Posso realizar depósitos em minha conta corrente até que valor sem precisar informar a receita federal?
    O limite de depósitos($) é diferente entre conta corrente e conta poupança?
    Obrigada