Mae oculta paternidade pode ser processada?
Sou casada há 18 anos, temos filhos de relações anteriores a essa. Eu um rapaz e meu marido uma garota. Quando meu filho tinha 13 anos e minha enteada 16 eles tiveram relações sexuais e nasceu um garoto que hoje tem 8 anos de idade. Minha enteada escondeu a paternidade da criança por todos esses anos. Agora, ela entrou na justiça pedindo pensão e o DNA. Já saiu o resultado e meu filho é realmente o pai desse garoto. Ela sempre soube, apesar de logo quando a criança nasceu ela processou outro rapaz, obrigando-o a também fazer o exame de DNA que dera negativo na época. Sendo assim, quais os direitos que meu filho teria para poder processa-la? Em que artigos podemos nos basearmos por ela ter ocultado tanto tempo essa paternidade. Podemos processa-la por negligenciar a relação socioafetiva que eles poderiam ter. A criança chama meu filho de tio, mas agora ele é o pai. Como podemos, na justiça denunciar essa conduta da mãe?
Poder processar, seu filho até pode. O que ele vai ganhar com isso efetivamente, não consigo nem imaginar. Talvez um desgosto vitalício, tendo que conviver litigiosamente com a mãe do próprio filho pelo resto de suas vidas, já que gostando ou não, terão que se ver frequentemente, conversar, tomarem decisões conjuntas sobre a criança. Não vislumbro qualquer benefício possível em um processo do tipo. Pelo contrário, só vejo prejuízos para todos os envolvidos.
Descobriu que é o pai? Aproveite o momento, recupere o que for possível do tempo perdido no passado. É muito mais saudável para todos, e principalmente para a criança.