Boa noite,tenho 19 anos e desde tenra idade tenho um apelido que é Räikkönen (por causa do piloto da Formula 1, pois eu corria bastante quando criança). Atualmente trabalho com perfuração corporal (body piercing) e sou conhecido por meu apelido. Estou escrevendo um livro e pretendo usar o nome artístico de Vitor Räikkönen. É possível conseguir a inclusão do apelido em meu nome? E na hipótese de ser possível, acrescentei sobrenome avoengo ano passado no período entre 18 e 19 anos. Ainda assim seria possível?

Grato desde já! Vitor Lira, estudante, Direito - 4º período

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 17 de novembro de 2017, 6h33min Editado

    VITOR

    É possível incluir apelido público e notório ao nome (mas este apelido não pode ser sobrenome de outra família). E deve ser através de ação de retificação de registro civil. Que é um processo feito por advogado e julgado por juiz estadual. É rápido e simples, porque é tudo feito de forma digital pela internet.

    HERBERT C. TURBUK
    Advogado de Alteração de Nomes
    OAB/SP 138.496

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Sexta, 17 de novembro de 2017, 8h59min

    Olá Vitor,
    é possível requerer judicialmente a inclusão de um apelido posto em uso, através de ação de Retificação de Registro Civil com um advogado
    Att.,
    Luciana Zoudine
    Advogada especialista em
    alteração de nomes e
    retificação de registros civis
    OAB/SP 135.152

    ?

    Desconhecido Sexta, 17 de novembro de 2017, 13h04min

    Obrigado Dr. Herbert e Dra. Luciana. Visto que não é um sobrenome usual no Brasil, seria possível?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 18 de novembro de 2017, 10h21min

    VITOR

    Os apelidos possíveis são aqueles simples e nacionais (a exemplo daqueles já conhecidos). O apelido que você pretende é um sobrenome.

    HERBERT C. TURBUK
    Advogado de Alteração de Nomes
    OAB/SP 138.496

    S

    Selton Segunda, 01 de janeiro de 2018, 4h46min Editado

    Digamos que o indivíduo é conhecido por um apelido que é um nome de origem estrangeira, como Sasha, um prenome de origem russa, ou Jack, de origem inglesa. É possível acrescentar apelidos dessa natureza?

    Outra dúvida: como funciona para a retificação de nome "abrasileirado" (grafado erroneamente)? Por exemplo, Uóshington, Maikon, Deivid, Dioni (quando o correto seria Washington, Michael, David, Johnny etc). Esse tipo de mudança é possível? Em média as chances de sucesso são mais altas por ser algo relativamente mais simples? Ou é difícil conseguir essa mudança?

    P

    Paola Segunda, 01 de janeiro de 2018, 6h29min

    Você pode incluir um apelido porém no caso de ser sobrenome de terceiros não se aplicaria. Está na lei.

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 01 de janeiro de 2018, 9h21min

    SELTON

    É possível corrigir prenomes estrangeiros abrasileirados. E também é possível incluir apelido pelo qual comprove ser conhecido. E deve ser através de ação de retificação de registro civil. Que é um processo digital feito por advogado e julgado por juiz estadual. É rápido e relativamente simples, porque é tudo feito de forma digital pela internet do advogado.

    ERICH L. TURBUK
    Especialista em Alteração de Nome

    ?

    Desconhecido Quinta, 22 de fevereiro de 2018, 21h36min

    É possível alterar o nome mais de uma vez? Ex: Aos 18 anos acrescentar um sobrenome e futuramente acrescentar apelido público e notório.

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 01 de março de 2018, 17h37min

    VITOR

    Sim, é possível.

    ERICH L. TURBUK
    Especialista em Alteração de Nome

    André Tufari

    André Tufari Quarta, 09 de maio de 2018, 20h42min

    boa noite eu sou conhecido pelo sobrenome do meu avo torto que é o padrasto do meu pai que o criou desde os 3 anos de idade apos minha vó ficar viuva, e desde entao é o avo q convivi e meu nome politico. gostaria de saber se posso colocar em meu registro civil??

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 03 de julho de 2018, 12h40min

    ANDRÉ

    É possível tentar incluir o sobrenome do padrasto de seu pai como se fosse seu padrasto. E deve ser através de ação de retificação de registro civil (que é um processo judicial digital feito por advogado e julgado por juiz estadual). É rápido, simples e de baixo custo (pois é integralmente digital e não há audiência no forum). Só podemos informar valores por e-mail: [email protected]

    ERICH L. TURBUK
    Advogado de Alteração de Nomes
    www.mudarnome.blogspot.com

    Denise Rofer

    Denise Rofer Quarta, 18 de julho de 2018, 20h34min

    Olá tudo bem?
    Meu nome é Denise Rodrigues Ferreira, mas eu uso e me conhecem como Denise Rofer (abreviado de ROdrigues FERreira), gostaria de incluir Rofer no sobrenome (Denise Rodrigues Ferreira Rofer) é possível?

    K

    Kauane Portilio Quarta, 14 de abril de 2021, 2h25min

    Olá eu gostaria de saber se consigo acrescentar meu apelido ao meu nome, não me identifico em ser chamada pelo nome e isso me incomoda de não ter o apelido ao documento, meu nome é kauane Benício portilio e meu apelido deis de nova é de Argentina e gostaria de saber se consigo incluir ao nome este apelido

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 14 de abril de 2021, 8h52min Editado

    KAUANE

    Havendo como comprovar o uso do apelido, é possível requerer sua inclusão ao seu nome. E deve ser pela via judicial através de ação de retificação de registro civil (que é um processo digital feito por advogado e julgado por juiz estadual). É simples e rápido (pois tudo é 100% online e não há audiência no forum). Este processo judicial demora cerca de 3 meses. O próprio advogado providencia a documentação necessária para a ação. Obs não é podemos informar valores através deste site. Tendo outras dúvidas pergunte no meu e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK - OAB/SP 138.496
    Advogado de Alteração de Nomes e Sobrenomes
    www.alterarnome.wixsite.com/alterarnome