Boa noite,tenho 19 anos e desde tenra idade tenho um apelido que é Räikkönen (por causa do piloto da Formula 1, pois eu corria bastante quando criança). Atualmente trabalho com perfuração corporal (body piercing) e sou conhecido por meu apelido. Estou escrevendo um livro e pretendo usar o nome artístico de Vitor Räikkönen. É possível conseguir a inclusão do apelido em meu nome? E na hipótese de ser possível, acrescentei sobrenome avoengo ano passado no período entre 18 e 19 anos. Ainda assim seria possível?

Grato desde já! Vitor Lira, estudante, Direito - 4º período

Respostas

14

  • 0
    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 17 de novembro de 2017, 6h33min Editado

    VITOR

    É possível incluir apelido público e notório ao nome (mas este apelido não pode ser sobrenome de outra família). E deve ser através de ação de retificação de registro civil. Que é um processo feito por advogado e julgado por juiz estadual. É rápido e simples, porque é tudo feito de forma digital pela internet.

    HERBERT C. TURBUK
    Advogado de Alteração de Nomes
    OAB/SP 138.496

  • 0
    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Sexta, 17 de novembro de 2017, 8h59min

    Olá Vitor,
    é possível requerer judicialmente a inclusão de um apelido posto em uso, através de ação de Retificação de Registro Civil com um advogado
    Att.,
    Luciana Zoudine
    Advogada especialista em
    alteração de nomes e
    retificação de registros civis
    OAB/SP 135.152

  • 0
    ?

    Desconhecido Sexta, 17 de novembro de 2017, 13h04min

    Obrigado Dr. Herbert e Dra. Luciana. Visto que não é um sobrenome usual no Brasil, seria possível?

  • 0
    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 18 de novembro de 2017, 10h21min

    VITOR

    Os apelidos possíveis são aqueles simples e nacionais (a exemplo daqueles já conhecidos). O apelido que você pretende é um sobrenome.

    HERBERT C. TURBUK
    Advogado de Alteração de Nomes
    OAB/SP 138.496

  • 0
    S

    Selton Segunda, 01 de janeiro de 2018, 4h46min Editado

    Digamos que o indivíduo é conhecido por um apelido que é um nome de origem estrangeira, como Sasha, um prenome de origem russa, ou Jack, de origem inglesa. É possível acrescentar apelidos dessa natureza?

    Outra dúvida: como funciona para a retificação de nome "abrasileirado" (grafado erroneamente)? Por exemplo, Uóshington, Maikon, Deivid, Dioni (quando o correto seria Washington, Michael, David, Johnny etc). Esse tipo de mudança é possível? Em média as chances de sucesso são mais altas por ser algo relativamente mais simples? Ou é difícil conseguir essa mudança?

  • 0
    P

    Paola Segunda, 01 de janeiro de 2018, 6h29min

    Você pode incluir um apelido porém no caso de ser sobrenome de terceiros não se aplicaria. Está na lei.

  • 0
    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 01 de janeiro de 2018, 9h21min

    SELTON

    É possível corrigir prenomes estrangeiros abrasileirados. E também é possível incluir apelido pelo qual comprove ser conhecido. E deve ser através de ação de retificação de registro civil. Que é um processo digital feito por advogado e julgado por juiz estadual. É rápido e relativamente simples, porque é tudo feito de forma digital pela internet do advogado.

    ERICH L. TURBUK
    Especialista em Alteração de Nome

  • 0
    ?

    Desconhecido Quinta, 22 de fevereiro de 2018, 21h36min

    É possível alterar o nome mais de uma vez? Ex: Aos 18 anos acrescentar um sobrenome e futuramente acrescentar apelido público e notório.

  • 0
    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 01 de março de 2018, 17h37min

    VITOR

    Sim, é possível.

    ERICH L. TURBUK
    Especialista em Alteração de Nome

  • 0
    André Tufari

    André Tufari Quarta, 09 de maio de 2018, 20h42min

    boa noite eu sou conhecido pelo sobrenome do meu avo torto que é o padrasto do meu pai que o criou desde os 3 anos de idade apos minha vó ficar viuva, e desde entao é o avo q convivi e meu nome politico. gostaria de saber se posso colocar em meu registro civil??

  • 0
    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 03 de julho de 2018, 12h40min

    ANDRÉ

    É possível tentar incluir o sobrenome do padrasto de seu pai como se fosse seu padrasto. E deve ser através de ação de retificação de registro civil (que é um processo judicial digital feito por advogado e julgado por juiz estadual). É rápido, simples e de baixo custo (pois é integralmente digital e não há audiência no forum). Só podemos informar valores por e-mail: [email protected]

    ERICH L. TURBUK
    Advogado de Alteração de Nomes
    www.mudarnome.blogspot.com

  • 0
    Denise Rofer

    Denise Rofer Quarta, 18 de julho de 2018, 20h34min

    Olá tudo bem?
    Meu nome é Denise Rodrigues Ferreira, mas eu uso e me conhecem como Denise Rofer (abreviado de ROdrigues FERreira), gostaria de incluir Rofer no sobrenome (Denise Rodrigues Ferreira Rofer) é possível?

  • 0
    K

    Kauane Portilio Quarta, 14 de abril de 2021, 2h25min

    Olá eu gostaria de saber se consigo acrescentar meu apelido ao meu nome, não me identifico em ser chamada pelo nome e isso me incomoda de não ter o apelido ao documento, meu nome é kauane Benício portilio e meu apelido deis de nova é de Argentina e gostaria de saber se consigo incluir ao nome este apelido

  • 0
    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 14 de abril de 2021, 8h52min Editado

    KAUANE

    Havendo como comprovar o uso do apelido, é possível requerer sua inclusão ao seu nome. E deve ser pela via judicial através de ação de retificação de registro civil (que é um processo digital feito por advogado e julgado por juiz estadual). É simples e rápido (pois tudo é 100% online e não há audiência no forum). Este processo judicial demora cerca de 3 meses. O próprio advogado providencia a documentação necessária para a ação. Obs não é podemos informar valores através deste site. Tendo outras dúvidas pergunte no meu e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK - OAB/SP 138.496
    Advogado de Alteração de Nomes e Sobrenomes
    www.alterarnome.wixsite.com/alterarnome