Olá meu nome é Roberto, tenho 36 anos, sou casado e tenho uma filha de 09 anos. Acontece que a 17 anos atrás tive um envolvimento amoroso com uma mulher casada. Na época eu tinha 19 anos de idade. Acontece que agora tenho a desconfiança que uma da filhas dela na verdade não é filha do marido dela. Acredito que seja minha filha. Hoje ela tem 17 anos e está casada. Conversei com a mãe dela. Mas ela acha melhor não mexer no caso pois já se passaram muitos anos. A menina foi criada como sendo filha do marido dela. O que eu faço nesse caso? Me sinto com a consciência pesada, já que se ela for minha filha, vai continuar vivendo uma mentira, e nunca terei como pedir perdão pelo que ocorreu e nem assumir a paternidade dela. A mulher omitiu a verdade na época, disse para mim que não era meu e que a criança tinha falecido. Ela está com medo da repercussão disso na família. Já que o caso aconteceu, ela sendo casada e eu solteiro. O que eu faço, posso pedir na justiça?

Respostas

    L

    LUCIANO DE OLIVEIRA São Paulo/SP 238676/SP Suspenso Segunda, 20 de novembro de 2017, 14h17min

    Roberto,

    Boa tarde,

    Esta situação é metajurídica, e você deve analisar com cuidado sobre que fazer. Juridicamente você poderia contratar um advogado para ajuizar a ação de investigação de paternidade, realizar o exame de DNA, e verificar se ela é sua filha. Sendo sua filha, você constará na certidão de nascimento dela como pai.
    Mas há fatores nao-jurídicos que devem ser analisados:
    a) como ficar a relação da mae de sua filha com o esposo? você poderá destruir este casamento e esta família
    b) sua filha, se for sua filha, poderá odiar a mae, e odiar até mesmo você por toda a situação.
    A melhor atitude é contratar um advogado para analisar cuidadosamente esta situação, esclarecer todas as suas duvidas e indicar quais as medidas judiciais e extrajudiciais que podem ser tomadas.

    LUCIANO DE OLIVEIRA
    ADVOGADO
    [email protected]
    CURTA MINHA PÁGINA https://www.facebook.com/juridicoluciano
    SIGA NO TWITTER @lucianoadv07