Pais separados têm 1 filha de 9 anos. A guarda é da mãe. O pai mora em outro estado. Não desenvolve um vínculo afetivo com a criança. (não telefona e não visita com periodicidade e não paga pensão a anos), mas quer vê-la nas férias. Ela não recusa-se a vê-lo ou passear na cidade. Vai, embora que a contra-gosto, mas agora recusa-se a VIAJAR com o genitor nas férias, pois sente-se insegura. A mãe pode proibir as VIAGENS, permitindo que as visitas ocorram apenas na cidade onde a menor reside? Ou serei acusada de alienação parental?

Respostas

    L

    LUCIANO DE OLIVEIRA São Paulo/SP 238676/SP Suspenso Segunda, 20 de novembro de 2017, 14h09min

    Cristiane,

    Boa tarde,

    Assim como uma criança de 9 anos não tem o direito de escolher dirigir, não tem o direito de se recusar a obedecer a mae, ela não tem o direito de se recusar a estar com o pai. Caso siga esta recusa absurda, você será sim processada por alienação parental. O que deve fazer é contratar um advogado e ajuizar uma ação requerendo uma nova regulamentação para estas visitas.

    LUCIANO DE OLIVEIRA
    ADVOGADO
    [email protected]
    CURTA MINHA PÁGINA https://www.facebook.com/juridicoluciano
    SIGA NO TWITTER @lucianoadv07

    ?

    Desconhecido Segunda, 20 de novembro de 2017, 14h17min

    Nova dúvida: Não tenho o direito de pedir um estudo psico social da criança para que equipe de psicólogos do fórum possa dar um laudo atestando que para o bem estar da criança seria melhor que as visitas fossem na cidade onde a menor mora? Veja bem: o pai não desenvolve vínculos afetivos com a criança a 5 anos: não telefona, não visita com assiduidade. Quer apenas retirar a menor para viajar nas férias. Como devo proceder? Entregar a menor que tem medo dele?

    L

    LUCIANO DE OLIVEIRA São Paulo/SP 238676/SP Suspenso Segunda, 20 de novembro de 2017, 14h29min

    Cristiane

    O que deve fazer é contratar um advogado e ajuizar uma ação requerendo uma nova regulamentação para estas visitas. Nessa ação tudo isso será providenciado.

    LUCIANO DE OLIVEIRA
    ADVOGADO
    [email protected]
    CURTA MINHA PÁGINA https://www.facebook.com/juridicoluciano
    SIGA NO TWITTER @lucianoadv07

    ?

    Desconhecido Segunda, 20 de novembro de 2017, 14h30min

    Ok! Entendido. Muito obrigada!