Olá boa noite ! Meu nome é Victor e gostaria de saber que por acaso minha mãe faleceu a 12 anos só que meu pai ele está vivo ainda só que ele não mora na casa que por lei metade da casa e herança minha e dos meus irmãos e está casa está alugada e meu pai não mora na casa quero saber se eu tenho direito de morar na casa ? Pois estou precisando não tenho residência fixa e pago um aluguel muito caro e eu trabalho como ajudante de pedreiro ..obrigado por enquanto ..

Respostas

    Marcel Munhoz Garibaldi

    Marcel Munhoz Garibaldi Salvador/BA 49185/BA Quarta, 22 de novembro de 2017, 18h48min

    Nao. Não tem direito de morar na casa, uma vez que ela não é exclusivamente sua e, além do que, está gerando renda para o espólio uma vez que está alugada.

    No entanto, caso todos os herdeiros concordem, poderão lhe conceder o direito de residir no imóvel, mediante pagamento de aluguel, ou gratuitamente.

    ?

    Desconhecido Quarta, 22 de novembro de 2017, 18h58min

    Obrigado por me informar sobre isso .mais meus irmãos estão de acordo ..só que também não qro morar de graça não é como devo pagar o aluguel e como será dividido ?

    Marcel Munhoz Garibaldi

    Marcel Munhoz Garibaldi Salvador/BA 49185/BA Quarta, 22 de novembro de 2017, 19h00min

    Essa divisão deve ser ajustada em acordo entre vocês.
    Sabendo desde já, que o correto é a casa ser devidamente inventariada, para que se formalize a partilha aos herdeiros e meeiro.

    ?

    Desconhecido Quarta, 22 de novembro de 2017, 19h06min

    E nesse caso eu poderia abrir uma ação contra meu pai ?.quem eu deveria procurar ?

    Marcel Munhoz Garibaldi

    Marcel Munhoz Garibaldi Salvador/BA 49185/BA Quarta, 22 de novembro de 2017, 20h09min

    Consulte-se formalmente com um advogado especialista em direito sucessório.
    Nós, profissionais, não podemos adentrar na análise de caso específico e prestar consultas em um ambiente como este fórum.

    ?

    Desconhecido Quarta, 22 de novembro de 2017, 20h25min

    Ok muito obrigado ...

    A

    Alexsandra isabel limas Segunda, 12 de abril de 2021, 1h24min

    Boa noite
    Minha mãe faleceu a uns 4 abos,meus irmaos e meu pai moram na ksa que era do meu pai e de minha mãe
    No terreno há 3 casas,sendo que 1 é do meu pai,outra do meu irmão e outra da minha irmã
    Só que meu irmão e minha cunhada sempre dissem que eles mandam na casa tbn,que eles são donos
    Sempre estão brigando com meu pai
    Gostaria de saber se for preciso tenho como procurar o direito do meu pai e tirar eles de lá
    Sendo k sei que somos herdeiros,mas quem manda mesmo la é meu pai..desde ja agradeço

    S

    Severino Ramos Sábado, 08 de maio de 2021, 13h47min

    Boa tarde, minha mãe faleceu há 4 anos, deixando 8 casas alugadas o meu pai diz que eu não tenho direito algum sobre os imóveis. Falei para ele que sendo o filho único tudo o que era da minha mãe em vida passou a ser meu por direi , ou seja 50% estou errando ?
    Desde já muito obrigado.