Há um tempo atrás (mais de um ano, se não me falha a memória) minha mãe emprestou o nome dela para o irmão dela adquirir um carro, no entanto, ele não quita a dívida, o nome da minha mãe vive ficando sujo, ela não consegue comprar nada à prestação, tem um escritório de advocacia atrás dela e ele nada de pagar a dívida. Ele tem uma loja de fraldas aqui na cidade, ele está cansado de saber o que tem ocorrido, e nada. Minha mãe tem problema grave de hipertensão, ela chegou a ir parar no PS até por causa disso e não queriam liberar ela porque a pressão dela não baixava e ela teve que assinar até mesmo um documento de responsabilidade para ser liberada. Ela vive passando mal por causa disso e ele não toma uma postura íntegra. Ele não paga. Minha mãe já pediu para transferir para o nome dele e ele não toma postura alguma, apenas fica protelando. Eu tenho medo de acontecer algo pior com minha mãe por causa dele, eu não tenho condições de pagar essa dívida e nem se tivesse, pagaria. Ele, ao meu ver, está agindo de má fé e não honrando a própria palavra de arcar com o pagamento. Está colocando a saúde física e mental da minha mãe em jogo, além do nome dela. Poderiam me aconselhar quais passos tomar? Poderia conseguir ajuda jurídica para esses termos na OAB? Em méritos legais, o que poderia ser feito para forçar que ele ou transferisse para o nome dele, ou entregasse para minha mãe o veículo ou quitasse a dívida de uma vez por todas? E ainda respondesse pela integridade física e psicológica dela que estão sendo abaladas por conta disso? P.S. Minha mãe até multas já recebeu no nome dela.

Respostas

    L

    LUCIANO DE OLIVEIRA São Paulo/SP 238676/SP Suspenso Segunda, 27 de novembro de 2017, 9h26min

    “Ver, para Deus, é dar atenção”
    Santo Agostinho (Enarrationes in psalmos)

    Clara,

    Bom dia,

    Baseado em minha experiência em casos iguais ao seu e em decisoes judiciais em processos assim, aconselho sua mae contratar um advogado em sua cidade para ajuizar a ação contra seu irmão e cobrar os valores necessários para a quitação da divida,

    Boa sorte.

    ?

    Desconhecido Segunda, 27 de novembro de 2017, 9h39min

    O veículo está com divida, ipva e multas. Ela não teria como reaver e vendê-lo para quitar. Existe algum meio legal de forçá-lo a transferir o título para ele?