boa tarde. eu gostaria de adicionar no meu nome o sobrenome da minha avó - que também é o sobrenome do meio do meu pai, o qual não herdei. como proceder? quanto tempo levaria e quais seriam os custos estimados (para o rio de janeiro, preferencialmente)?

Respostas

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 30 de dezembro de 2017, 17h29min

    CAROLINE

    É possível incluir ambos os sobrenomes e em qualquer posição. E deve ser através de ação de retificação de registro civil. Que é um processo digital feito por advogado e julgado por juiz estadual. É rápido e relativamente simples, porque é tudo feito de forma digital pela internet do advogado.

    ERICH L. TURBUK
    Especialista em Alteração de Nome

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quinta, 18 de janeiro de 2018, 10h26min

    Olá Caroline,
    é possível requerer judicialmente a inclusão desejada através de ação de Retificação de Registro Civil com um advogado
    Att.,
    Luciana Zoudine
    Advogada especialista em
    alteração de nomes e
    retificação de registros civis
    OAB/SP 135.152

    D

    Daniel Moreira Domingo, 21 de janeiro de 2018, 3h15min Editado

    Olá, meu nome é Daniel Jardim Moreira, queria retirar o Jardim, que embora muitos não considerem constrangedor, eu o considero. Seria possível de alguma forma troca-lo pelo nome da minha mãe ( Ramos ) que eu não recebi (Cleusa Aparecida Ramos) ou trocar pelo nome do meu avô materno ( Lopes ) ou bisavô materno ( Ximenes ) os quais não foram passados nem para minha mãe nem para seus irmãos ainda vivos ?
    Se fosse um trisavô, minha mãe precisaria trocar de nome também?

    Desde já, agradecido pela atenção.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 21 de janeiro de 2018, 5h47min

    DANIEL

    É possível incluir sobrenomes de ascendentes e em qualquer posição. Mas não é possível excluir os atuais sobrenomes. E deve ser através de ação de retificação de registro civil. Que é um processo digital feito por advogado e julgado por juiz estadual. É rápido e relativamente simples, porque é tudo feito pela internet entre cliente, advogado e forum.

    HERBERT C. TURBUK
    Advogado Especialista em Alteração de Nome
    OAB/SP 138.496

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Domingo, 21 de janeiro de 2018, 8h37min

    Olá Daniel,
    é possível requerer judicialmente a inclusão dos sobrenomes desejadados através de ação de Retificação de Registro Civil com um advogado
    Att.,
    Luciana Zoudine
    Especialista em
    alteração de nomes e
    retificação de registros civis

    D

    Daniel Moreira Domingo, 21 de janeiro de 2018, 11h30min

    Olá, Sr Herbert e Sr Zoudine, grato pela atenção.

    Para ser um pouco mais preciso, de fato é possível acrescentar os sobrenomes de ascendentes mas o meu "jardim" permanece em todos os casos?

    Grato.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 21 de janeiro de 2018, 11h41min

    DANIEL

    Permanece porque o juiz decidiria por "ausência de motivo jurídico para sua exclusão ou substituição".

    HERBERT C. TURBUK
    Advogado Especialista em Alteração de Nome
    OAB/SP 138.496