Deixar de pagar a pensão alimentícia espontânea para forçar a mãe a entrar com o processo de regularização

Há 8 anos ·
Link
· Editado

Eu gostaria de deixar de pagar a pensão alimentícia espontânea (já pago a cerca de 4 anos) para forçar a mãe a entrar com o processo de regularização, ao mesmo tempo eu estarei depositando esse dinheiro em uma conta aplicação para que assim que regularizada a situação eu repasse esse dinheiro, quais as chances disso me causar problemas?

16 Respostas
debora cristiane
Há 8 anos ·
Link
· Editado

as.

Desconhecido
Advertido
Há 8 anos ·
Link

Exatamente pq esperar a mãe da criança ingressar com ação?

Autor da pergunta
Há 8 anos ·
Link

Porque ela recebe o dinheiro, não deixa eu pegar a criança, e faz aquela velha lavagem cerebral na criança... Mas aí porque eu não corro atrás? Porque é um processo demorado e eu não posso ficar por aí atrás disso... Não tenho uma ocupação que eu possa fazer isso facilmente, nem tenho dinheiro pra pagar outros pra fazer isso pra mim... E a mãe... Bem ela tem bastante tempo pra fazer isso... Logo... Se eu tenho condições de repassar essa função pra ela, assim farei.

Desconhecido
Advertido
Há 8 anos ·
Link

Bom então tá! Como vc acha que um processo desses vai ser tocado? A única diferença para vc é nenhuma em relação a tempo pois em todas as audiências vc vai ter que comparecer pois se não comparecer já é meio caminho andado para o juiz estipular o valor é condições da regulamentação de visitas nos termos em que a mulher colocar. Então essa estória de que não tem tempo não é justificativa para vc ingressar com ação.

Autor da pergunta
Há 8 anos ·
Link

Você não concorda que comparecer somente em momentos chaves é menos custoso que em todos os agendamentos, filas e etc? E esse é meu objetivo, não quero burlar nada, só não disponho de tantos recursos (tempo, dinheiro, liberdade profissional) quanto a maioria das pessoas e o que eu conseguir evitar melhor será.

Bom, de qualquer forma a pergunta principal do post não foi respondida, poderia me dar uma luz quanto: Que implicações legais minha atitude pode desencadear?

Desconhecido
Advertido
Há 8 anos ·
Link

QUE MOMENTOS CHAVES? TODOS OS MOMENTOS SÃO ESSENCIAIS, ATÉ PQ QUEM VAI NO FÓRUM PROTOCOLAR A AÇÃO É O SEU ADVOGADO SE ALGUÉM VAI ENFRENTAR FILA É SEU ADVOGADO. NÃO SE TRATA NEM DE IMPLICAÇÕES LEGAIS MAS PRINCIPALMENTE MORAIS, OU SEJA DEIXAR DE PROVER OS ALIMENTOS DOS FILHOS É COISA ABSURDA, QUANTO A AOS ASPECTOS LEGAIS COMO EU DISSE, DEIXE ELA TOMAR A INICIATIVA QUE VC VAI VER QUANDO MENOS ESPERA CHEGA UM MANDADO DE PRISÃO PARA VC POIS COMO VC MESMO DISSE VC NÃO TEM MUITO TEMPO PARA CORRER ATRÁS VAI QUE NUMA DESSAS VC NÃO ESTA PRESENTE PARA RECEBER A CITAÇÃO E O PROCESSO CORRE A REVELIA, AI SIM VC NÃO TERÁ TEMPO NEM RECURSOS PARA CORRER ATRÁS.

debora cristiane
Há 8 anos ·
Link

Se vc paga pensão não judicial,pode parar de pagar a qualquer momento,mas os problemas que podem ocorrer sao os citados acima.Sendo mais claro,vc vai perder a oportunidade de oferecer aquilo que vc pode ou quer pagar e deixar nas mãos de uma mulher que estará ressentida e querendo te lascar.Ela poderá pedir 33% do seu salário,ferias,13°,PLE,recisao,fgts,divisão de livros e material escolar e se vc for autonomo dependendo de qto ela provar que vc ganha pode ser até 1 ou 2 SM,50% dos livros ,mat esc,escola e plano de saúde por fora.E nas visitas tanto ela pode pedir 15 dias com uma visitinha de 2 hs no domingo como poderá ser todos os fins de semana pegando sexta e devolvendo segunda te deixando sem tempo livre.Se o juiz vai conceder ,nao se sabe,mas toda hora tem aqui um caso de pai desesperado que deixou correr solto o processo e se lascou depois.É possível ?É sim.Dependendo da situação ele pode conceder tudo isso sim. Então são esses os problemas,se quer arriscar,vá em frente,suspenda a pensão e deixe acontecer.

Autor da pergunta
Há 8 anos ·
Link

@ISS// acho que vc está passando dos limites do que o fórum propõe, não sei em que momento escrevi em caixa alta, e acredito que as pessoas que conseguem chegar a este tópico também não carecem desse tipo de "ajuda visual" ou apelo verbal. E acredito que fui bem específico quando perguntei sobre implicações, isso aqui é um fórum que visa tirar dúvidas, não julgamentos. Se você não concorda com a minha atitude somente leia, não é necessária sua participação, o julgamento será feito por outra pessoa, não preciso do seu, caso queira adicionar é bem vindo, subtrair eu dispenso.

@Debora_Cristiane obrigado pelos esclarecimentos, estou bem perto disso já quanto aos valores, já em relação ao tempo com o menor ela pode obrigar algo fora da lógica como todos os fins de semana? eu simplesmente não tenho condições de atender a esse quesito. Perceba que não estou me esquivando do ato comparecer nas audiências, mas do ato de causá-las iniciar um processo e etc... Ainda assim eu tenho que correr atrás de um defensor? No meu caso é provável que eu tenha que optar por um publico.

Autor da pergunta
Há 8 anos ·
Link

Complementando... Eu não tenho experiência nenhuma com processos judiciais, e sempre imaginei que casos simples como regulamentação fossem resolvidos com idas e vindas a um conciliador / juiz. É obrigatório (ou altamente recomendado) a presença de um defensor?

Desconhecido
Advertido
Há 8 anos ·
Link

quanto a caixa alta, vou te explicar embora não houvesse necessidade, estava com um problema no teclado, razão pela qual estava digitando em caixa alta.

Passando dos limites não estou até pq o fórum é livre tanto para debater questões jurídicas especificas como também para comentários e opinião de cunho pessoal.

quanto a ação de alimentos é obrigatório a presença não só de advogados das partes, mas também a presença do ministério público se faz necessário;

Autor da pergunta
Há 8 anos ·
Link

@ISS// Convenhamos caixa alta é sinônimo de gritaria, desculpe se interpretei mal.

Se eu iniciar o processo e ela também o fizer eles serão unificados em uma decisão só? ou serão dois julgamentos? e se as decisões forem diferentes? Pois estou a algum tempo tentando fazer com que ela abra o processo, mas nossa relação não é das melhores e duvido que ela me comunique caso o faça. Sendo assim, devo iniciar um novo processo? ou devo esperar que uma notificação chegue para que eu acione o defensor?

@ISS// quando vc diz sobre a presença do ministério publico isso seria o juiz / conciliador da audiência ou um terceiro?

debora cristiane
Há 8 anos ·
Link
· Editado

Você perguntou e estamos te respondendo.Sim,não é tão simples como você imagina.É mais fácil quando as partes estão de acordo e querem somente legalizar,mas mesmo assim você vai precisar de um adva .

Desconhecido
Advertido
Há 8 anos ·
Link

não há como os dois ingressarem com ações ao mesmo tempo, prevalecerá para efeito de julgamento aquela ação que primeiro for protocolada. @ISS// quando vc diz sobre a presença do ministério publico isso seria o juiz / conciliador da audiência ou um terceiro? Resp: a ação será proposta haverá citação, advogados e autores vão comparecer perante o o juiz será tentado uma audiência de conciliação com o juiz, não havendo acordo ou mesmo que haja acordo o juiz vai remeter o processo para o Promotor de justiça verificar se os interesses do menor estão sendo devidamente respeitados, caso não esteja ele recomendará que o acordo seja rejeitado pelo juiz, não havendo acordo o juiz determinará outra audiência para instrução e julgamento e ao final ele juiz irá sentenciar. Vale lembrar que o juiz pode determinar ao receber a petição inicial a concessão de liminar para que vc pague aquilo que a mãe esta pedindo até que seja julgado o mérito do pedido.

debora cristiane
Há 8 anos ·
Link
· Editado
Autor da pergunta
Há 8 anos ·
Link

Acho que agora tenho um pouco mais clareza sobre como será essa operação... Mas percebi que devo fazer o primeiro movimento pra não ser taxado como sociopata, eu consigo consultar pra ver se existe algum processo em andamento em meu nome?

Acho que acabei fazendo inúmeras perguntas, desculpem-me se cometi excessos, e muitíssimo obrigado pelas orientações. Agradeço.

debora cristiane
Há 8 anos ·
Link
· Editado

a .

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos