A

    Adriana Bianca dos Anjos Segunda, 07 de abril de 2008, 19h52min

    Querida Vanda,

    Realmente estamos participando de mais de uma discussão.

    Os processos administrativos geralmente são demorados. Como também, os processos judiciais também o são. Só que uma grande diferença em relação aos prazos é que o processo administrativo tem prazo máximo para conceder uma resposta previsto em lei. Quanto ao processo judicial, apesar da EC 45 ter instituído uma duração razoável para sua duração, não há prazo específico. Por isso que em relação ao processo administrativo, pode-se reclamar em relação aos prazos.
    Mas veja se no seu caso não seria melhor aguardar a resposta antes de ingressar na esfera judicial, ao menos por mais alguns uns dias, já que você comentou que estava próximo de obter uma resposta.

    Quanto à aposentadoria especial, comentando a grosso modo, esta deve ser sempre comprovada que pode ser por Laudo Técnico Pericial, no qual demonstre o desenvolvimento de atividades especiais, e que estas atividades especiais encontram-se em níveis intoleráveis, exercidadas de modo habitual e permanente. Há, salvo engano, na jurisprudência, a comprovação por prova testemunhal.
    A partir de 2004, é exigido o PPP (perfil profissiográfico previdenciário), mas só para as atividades exercidas também a partir de 2004.

    Espero que não seja necessário o ingresso no judiciário e que a resposta do processo administrativo lhe seja dada o mais rápido possível e de forma favorável.

    Boa sorte e disponha sempre.

    M

    maria vanda de miranda_1 Terça, 08 de abril de 2008, 21h28min

    adriana,
    vou à agência 2ª feira, e confesso que se o laudo do perito não estiver pronto(consta que só falta isso, já q/ a médica do trabalho da empresa não reconhece o vínculo, fizeram a perícia e falta, então parecer do médico da agência e depois do q/ vc falou, eu andei pesquisando.Saiu inclusive no jornal extra hj aqui na cidade, que os peritos tiveram a preocupação nos últimos 3 anos de negar benefícios de invalidez e aux. doença(superior a 52% em 2006 e sup 66% em 2007) de posse dessa informações acho muito difícil que no meu cs ele vá contra a maré e defira meu pedido, então, saindo de lá entro com o pedido na esfera federal. Qual é nome da ação Adriana? qq dúvido vou te pedir socorro!!Se vc não fosse de s.p. iria pedir pra vc pegar a causa...conhece algum adv previdência aqui no rio? É melhor entrar sozinha ou em litisconsórcio?bjs

    M

    maria vanda de miranda_1 Terça, 08 de abril de 2008, 21h29min

    adriana, esqueci de mandar meu e-mail, cs queira me falar algo mais: [email protected]

    A

    Adriana Bianca dos Anjos Quarta, 09 de abril de 2008, 17h43min

    Oi Vanda,
    Não conheço ninguém que atua no Rio.
    O nome da ação, no seu caso, não existe, pois as ações nominadas são aquelas cujo o Código de Processo Civil nominou. Nas demais, que não têm nome, o que o advogado poderia fazer é no lugar do "nome" da ação indicar o Rito pelo qual irá se processar. Dependerá do valor da causa. Poderá ser Ação Pelo Rito Ordinário ou Ação Pelo Rito Sumário.
    No entanto, são detalhes sem muita relevancia, porque o que realmente importa são os fatos e o direito. Uma rápida explicação que poderia expor aqui é que basta apenas narrar os fatos que o juiz concede o direito, quando entende ser devido.
    Entendo que seja melhor ingressar individualmente.
    Mas te aconselho a procurar um escritório que atue, de preferência, na área previdenciária.

    Ficarei na torcida para que seja resolvido ainda este mês na esfera administrativa.
    Boa sorte.

    D

    DIEGO MARTINES Quarta, 09 de abril de 2008, 17h59min

    Boa Sorte a todos nunca desista de seus direitos...

    J

    José Henrique Alves afonso Quinta, 10 de abril de 2008, 17h15min

    Olá Drª Adriana Bianca, boa noite!
    1. Qual o procedimento para se requer a aposentadoria por invalidez na esfera administrativa (RJ)?
    2. Há a necessidade de se contratar um advogado?
    3. Há custas a serem recolhidas?
    4. O INSS fornece algum Formulário pela internet?

    Aguardo ansioso pelas resposta.

    Ps.: [email protected] (se assim preferir)

    V

    Valmir_1 Quinta, 10 de abril de 2008, 21h10min

    estive afastado durante 7 anos e me deram alta ja faz 6 meses q me encontro sem beneficio a empresa que trabalhava se recusa a aceitar meu retorno
    Depois dessa alta fiz mais 3 tentativas que foram negadas pelo perito sem qualquer justificativa
    Recentemente entrei com um processo na JF MAS VOU TER QUE AGUARDAR 1 ANO E MEIO O RESULTADO
    sem pagamento durante seis meses e agora mais 1 ano e meio nem sei como continuar meu tratamento medico
    O LAUDO MEDICO INFORMA AO PERITO OS SEGUINTES CID
    G40.9
    F32.3
    F23
    Epilepsia de dificil controle, depressão cronica, quadro pisicotico paralelo
    Ps:ultimo perito que passei apenas me respondeu diante da minha indignação:
    Eu sei que não existe cura mas no seu caso vc não colaca a vida de outras pessoas em risco se voltar a trabalhar
    agora eu pergunto e a minha vida n vale nada?

    L

    livia_1 Domingo, 13 de abril de 2008, 18h18min

    OPERAÇÃO PADRÃO
    PERITO COMEÇARÁ PROTESTO AMANHÃ(14/04)

    Os perítos do INSS começam amanhã uma operação-padrão no atendimento dos segurados. Os exames serão feitos, segundo os médicos perítos ouvidos pelo AGORA,"minuciosamente". Todos os relatórios médicos, exames e receitas de medicamentos dos segurados serão analisados.Segundo os médicos, a duração das perícias a partir de amanhã poderá superar a média de 20 minutos, o que pode causar atraso ou cancelamento dos atendimentos agendados para o período da tarde. A operação-padrão dos perítos é um protesto contra o Inss por conta da lentidão na negociação do reajuste da categoria. No inicio do mes, o Inss fez uma proposta de aumento, mas foi rejeitada. O protesto dos médicos é inspirado na operação-padrão feita nos aeroportos pelos controladores de vôo e pelos policias federais qdo reivindicaram aumentos.
    FONTE: JORNAL AGORA 13/04/2008

    Gente isso precisa ser visto por todos e comentado, reparem que os perítos admitem publicamente que não olham os atestados como se deve, agora vão passar a olhar minuciosamente para confrontar governo, tudo vai ser analisado agora, se caso receberem o aumento desejado passam a não analisar mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    V

    Valmir_1 Segunda, 14 de abril de 2008, 21h35min

    se receberem oq querem dão alta pra td mundo ...e o governo ainda quer um terceiro mandato ...affe

    M

    Mohamed Henr Sexta, 12 de setembro de 2008, 23h24min

    Não sei se morreu o tópico mais olha meu caso:
    Meu marido a mais de 2 anos está afastado. nunca negaram o auxílio "a cada 3 meses uma nova perícia" Porém agora a perita apelou:
    Meu marido tem G40.9 e f29, ela pediu um eletro "sendo que só mostra o que ele tem no mapeamento" e suspendeu o beneficio... Até ahe tudo bem, só que a perita deu 15 dias para ele apresentar esse exame...agora expliquem: Como uma pessoa que vive de 1 salário (o beneficio suspenso) consegue em 15 dias pelo SUS um mapeamento sendo que demora de 40 a 90 dias para conseguir fazer tal exame? Sem contar que ele tentou explicar isso pra perita e a mesma foi grossa e gritou "Isso não é problema meu". O descaso feito pelo INSS é muito grande, nas portas dos consultórios tem um aviso "Desacato é crime..." agora, ser humilhado não?
    Resumindo, nessa situação poderia levar o INSS na justiça? na sua opnião é um caso de probabilidade de vitória? Obrigada

    M

    MARIA CALEGARO Sexta, 19 de setembro de 2008, 8h50min

    Dra Claudia Leite
    Estou afastada desde 2006 sempre por dois anos, quanto retornei a pericia agora em agosto de 2008, o perito me disse que estava me aposentando por invalidez, uma vez que o quadro já é irreversivel, fiquei com deficiencia nas maos e nao tem mais volta, apesar disso ja fiz reabilitação, evidentemente sem sucesso. Bom sai da pericia entao aposentada por invalidez, so que chegou dois dias depois uma carta do INSS dizendo que estou afastada ate 2010. O que pode ter ocorrido neste meu caso? Nao entendi nada, estou intrigada.
    Por favor a senhora pode me ajudar.

    H

    Hércules Domingo, 21 de setembro de 2008, 3h32min

    Gente!!! Só entrei para fazer um comentário...tenho uma pessoa da família em gozo de auxílio doença, e passou por vários problemas com Peritos, procurou a Ouvidoria para saber o crm e nome de um perito que negou beneficio sem examinar e ler os laudos e ainda mandou a pessoa retornar a empresa para solicitar a documentação correta, pois com a que estva em mãos não poderia dar entrada, e quando chegamos a empresa......SURPRESA o perito que informou que não poderia fazer nada com a documentação errada tinha CONSEGUIDO FAZER, dar entrada e negar!!!!!!!! e o pior até hoje ninguém informa o nome dele, já que após o ocorrido o benefício foi concedido, pelo fato de o beneficiário fazer reclamações direto ao superior do perito.

    Essas coisas ninguém comenta..mais...estou observando o comportamento irritativo da perita que responde as resposta, e não me parece postura de uma médica, e sim de quem está brigando com brasileiros que inclusive mantém o emprego deles...como uma médica pode se referir a uma pessoa que faz uma pergunta questionando o alto ou baixo nível do segurado, uma pessoa com 1º grau apenas, que ganhe muito pouco, já paga INSS, para pagar pode, para gozar do benefício ou perguntar ou ter dúvidas tem que ter Mestrado????????? como pode ela digitar "rs rs rs '????? ela tem que ser séria.

    Entra na sala, se encontra com um perito "médico" e começa.... identidade, levando a pessoa a timidez, a falar pouco, e com muita frieza manda se retirar e pegar seu indeferimento, e não tem direito a acompanhantes para não serem testemunhas do tratamento que um médico fornece a um doente.

    Se um perito NEGA um benefício que um médico que acompanha a pessoa fornece solicita, nada mais justo que processar o médico que falou que a pessoa está incapacitada, afinal os peritos sabem mais....!!!!! logo, deviam os doentes, parar com medicamentos e retornarem a trabalhar, caso algo aconteça a sua saúde, processam os médicos que lhe deram o relatório?? não entendo...

    sinceramente, fiquei muito decepcionado ao ler respostas tipo" fogo com fogo" ferro com ferro" entre uma médica e colaboradores de empresas e contribuintes, ela repara até se a pessoa digita bem, se está doente e escreve bem ela chama este ponto a atenção e fala insinuando (em outras perguntas), que a pessoa está escrevendo muito bem para quem tem certo CID, se escreve mal ela digita que não vai responder porque a pessoa digita mal ou coisa parecida.

    Logo, esta exposição de irritabilidade e defensoria ao INSS, é assustadora, não podemos rotular que TODOS os laudos são fraudes, e as clinicas fora desses critérios que ela coloca? e que tem seus laudos indeferidos (sim, pq laudos são relatos de que o profissional descreve se o paciente dele é habilitado ou não para trabalhar naquele momento de sua vida e situação.

    P

    Paulo Linhares Quinta, 02 de outubro de 2008, 23h56min

    Boa noite José Henrique e colegas do Forum. Inicialmente gostaria de deixar claro que, infelizmente, se a via administrativa do INSS resolvesse alguma coisa, eu não teria ingressado com uma ação judicial e não teria deferidos TODOS os meus pedidos, inclusive o restabelecimento do auxílio doença bem como o pagamento de TODOS os atrasados! É uma cruel covardia o que os senhores peritos do INSS são obrigados a fazer com os segurados. Digo “obrigados” porque salvo alguns exemplares, não creio que todos sejam de outro planeta, ou de outra esfera de divindade daquelas em que o “ser humano doente” é visto como um ser abominável. Depois de 06 anos afastado do meu trabalho, não creio que alguma dessas divindades por vontade própria pegue o número do meu benefício e o converta em aposentadoria por invalidez. Contrariando o que nossa perita disse acima, temos que acionar tudo mesmo! O judiciário foi criado para este fim então que seja usado! É justamente por causa deste pensamento que nossa amiga ironiza. Infelizmente é este pensamento de que “órgãos estatais” não podem ser incomodados que faz com que os peritos do INSS pensem que estão fazendo um favor atendendo ao segurado que não tem sequer a opção de não pagar o INSS. Sustentamos os bolsos dos tubarões famigerados fraudulentos da Previdência e quando chega a nossa vez de pegar o que é nosso por direito, estamos errados? Ora, façam-me o favor! Pergunto à nossa amiga perita se antes dela defender radicalmente o INSS se ela pensa nas dificuldades extremas que passou aquele segurado cujo pedido foi indeferido mesmo ela sabendo que só o fez para se manter dentro da cota diária de concessão de 10 benefícios das 30 perícias que faz. E nem tende me dizer que estou errado porque sei de fonte segura que é assim que funciona! Um perito do INSS (que geralmente não é especialista na doença do segurado que está a periciar) consegue pôr a cabeça no travesseiro e dormir em paz sabendo que aquele segurado fazia jus ao benefício? Antes que o perito da Justiça Federal me desse procedência em TODOS os quesitos, nada menos que 05 peritos do INSS me disseram que eu poderia trabalhar! Só oriento uma coisa, meus amigos: independentemente de esgotarem-se as vias administrativas, ingressem com uma ação no judiciário! Demora! Mas pelo menos lá você sabe que haverá pessoas sérias analisando seus pedidos! É como afirmou nossa amiga Adriana Bianca: quando citou o artigo 5º, inciso XXXV, da CRFB. A Constituição é nossa Lei Mor, o topo, o ápice, o cume, a ponta da nossa legislação. E se ela diz vá! Então corra para os braços do Estado, amigo! A justiça está lá inerte louca para ser provocada por você, por mim e por qualquer um. Inclusive por peritos do INSS caso precisem porque ao que parece eles estão acima da Lei!

    M

    MARIA CALEGARO Sexta, 17 de outubro de 2008, 21h55min

    dra perita, o médico me aposentou e noentanto o INSS me concedeu afastamento por mais 2 anos....o que aconteceu entao??????

    D

    Danielle_1 Terça, 02 de dezembro de 2008, 12h59min

    estou a quase cinco anos em auxilio doença bem tenho passado por varias pericias médicas onde na ultima foi me concedido 2 meses tenho eplepsia e transtorno mental organico com crises diarias noturnas e as veses diurnas fui indicada ao tratamento cirurgico em um grande hospital de sao paulo porem fui informada que este tratamento estaria suspenso pois ha a possibilidade de ter havido uma mudança de crise onde não se pode abrir a cabeça se isso esta acontecendo posso me aposentar por invalidez ja que o tratamento medicamentoso não esta fazendo efeito como esperado.

    O

    otavio de souza costa Segunda, 29 de dezembro de 2008, 22h43min

    A Claudia Leite, que é perita, disse um absurdo. Criticou a procura da justiça antes de esgotarem-se as vias administrativas. Ela não deve conhecer nada de uma agência do INSS. Os funcionários são desinteressados e perversos. Eles guardam o processo nos armários e quando perguntamos dizem que "está em andamento". Eu vivì esta experiência e conheço outras pessoas que também passaram por isto.
    A medica perito, após dois anos cessou meu benefício, baseada em nada, pois ela não me avaliou corretamente, usou só a caneta. Na Justiça Federal fui periciado por um médico renomado e de extenso currículo e que me deu laudo positivo e tive meu benefício reativado.
    Então está a pergunta? A médica do INSS então praticou um crime? Foi imcompetente? Mentiu ao dizer no laudo que eu estava curado?
    Ela não deveria responder um processo administrativo por conta de seu erro?
    Claudia Leite, caia na real, os peritos nos odeiam e só querem nos prejudicar. Para eles nós segurados somos atores fingindo que estamos incapacitados.

    R

    rubens batista marques Segunda, 05 de janeiro de 2009, 23h56min

    Senhor eu tenho duvida eu sofri um acidente depois de ser desempregado, eu fui demitido no mês e sofri o acidente no outro mês. E perdi a estabilidade da mão e também a minha CNH que era e MOTORISTA. Agora eu só posso conduze a categoria B e com especificação com direção hidráulica eu trabalho há 12 anos como motorista o meu primeiro emprego era de lavador de carro. O INSS esta querendo que eu retorne a profissão de lavador de carro, pos o salário e bem inferior do que o do motorista e certo isso senhor.
    Obs: eu trabalhava no órgão que 2 em 2 anos ela troca de licitação

    L

    linda Terça, 06 de janeiro de 2009, 1h48min

    claudia leite ,voce é perita né entao se uma pessoa esta doente ja ha 4 anos afastada sem melhoras com altas e pedidos de reconcideraçao, bem depois de pedido de reabilitaçao e na mesma foi dado q a pessoa nao possui condiçoes de reabilitar se é viavel o perito conceder 3 meses e alta ja q a pessoa foi constatado na reabilitaçao q nao tem como reabilitar e como sustentar uma esposa e dois filhos pequenos se eu no caso de esposa nao posso trabalhar e deixa lo sozinho pois toma medicamentos ante depressivos ja tentou suicidio tem pertubaçoes fala sozinho etc me de esse auxilio por favor grata desde ja

    L

    linda Sexta, 09 de janeiro de 2009, 1h27min

    claudia leite qdo uma pessoa passa por reab mas nao é reabilitado na lei o q deve acontecer ?

    L

    linda Sexta, 09 de janeiro de 2009, 1h27min

    na lei dos peritos do inss