Olá. Meu nome está errado nos meus documentos pessoais. Meu registro de nascimento meu nome é Sara sem ' h ', mas no meu Rg, CPF, Título de eleitor está com h, 'Sarah'. Eu vou retificá-los para ficar como está na certidão de nascimento. minha pergunta é, isso pode me prejudicar em algo? Como conta no banco que meu nome está com h, na faculdade, nos certificados que tenho. Isso pode me prejudicar?

Respostas

    G

    GLC Quarta, 17 de janeiro de 2018, 9h57min

    Pode ocorrer alguns constrangimentos, portanto é bom retifiicar os documentos.

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quarta, 17 de janeiro de 2018, 13h35min Editado

    Olá Sara,
    é possível atualizar os seus documentos como na certidão de nascimento
    Att.,
    Luciana Zoudine
    Advogada especialista em
    alteração de nomes e
    retificação de registros civis
    OAB/SP 135.152

    G

    GLC Sexta, 19 de janeiro de 2018, 10h27min

    Em se tratando de erro de grafia o registrando deve procurar o Cartório e fazer uma petição para pedir a retificação, conforme estabelece artigo 110 da Lei 6.015/73, com alterações promovidas pela Lei 12.100/09. O pedido é feito diretamente perante o cartório onde está o registro (nascimento, casamento ou óbito). O cartório recepciona o pedido juntamente com os documentos (certidões anteriores etc) que comprovam a necessidade da retificação, protocola, autua e encaminha para o Promotor de Justiça de Registros Públicos da Comarca. Somente são admitidos neste procedimento casos que não exijam indagação, ou seja, pela simples apresentação de uma certidão anterior percebe-se que houve um erro gráfico ou evidente na certidão.
    No seu caso Sara, deve apenas retificar os documentos que se encontra diferente da Certidão.