Patrão desconfiou de furto na empresa e analisando as imagens do sistema de câmeras separou uma sequência de cenas, em que uma das funcionárias da empresa tem acesso a sua sala (onde possivelmente o furto ocorreu). As cenas não evidenciam nenhuma ato estranho. O patrão reuniu todos os funcionários e essa funcionária, e mostrou as imagens para todos e ameaçou que 'se o responsável não aparecesse, iria conduzir todos a delegacia'. A funcionária 'acusada' se sentindo pressionada, disse que preferiria assumir qualquer responsabilidade a prejudicar os demais colegas e pediu demissão. Neste caso, o patrão agiu incorretamente? Se não, quais os procedimentos que a funcionária deve tomar para recorrer seus direitos?

Respostas

    H

    Hen_BH Quinta, 18 de janeiro de 2018, 15h40min

    Se ele não acusou ninguém diretamente, e apenas mostrou as imagens dizendo que levaria o caso à polícia, não há qualquer ilegalidade na conduta dele.

    Ao que tudo indica, as imagens foram feitas em local não proibido para filmagens, bem como creio a existência das câmeras deva ser de conhecimento geral.

    Se a empregada nada devia, não haveria motivo para temer em prejudicar seus colegas e nem a si própria, pois o meio natural de descobrir quem furtou - e até mesmo se houve furto - era a investigação policial.

    Desse modo, não agiu o patrão com abuso.