Olá , minha família tem um terreno que em 2007 houve um deslizamento de barreira atrás da minha casa mas não quebrou nada pois o muro de contenção era exatamente o nível da minha casa então a defesa civil liberou para voltarmos para morar novamente . Em 2011 na tragedia da região serrana do rio , houve novamente deslizamento no terreno , porem dessa vez dividiu entre o terreno da minha família e dos dois vizinhos . Dessa vez perdemos a casa ( Ainda ficou de pé mas soterrada ) e um dos vizinhos também , porém um dos vizinhos fez a limpeza no terreno deles jogando todo o entulho da casa que caiu com a tragedia para o nosso terreno e na época não tínhamos notado pois não havia como fazer nada lá e não frequentávamos mas o local e quando notamos ja era tarde demais . Os vizinhos dois vizinhos atingidos conseguiram liberar o terreno deles , sem construir muro nem nada . Porem sempre que tentamos pedir a liberação do nosso , é sempre a mesma história de que só vão liberar com muro e nunca conseguem me responder sobre o porque os vizinhos estão liberados sem o muro , ja que o barranco que cedeu foi o mesmo .

Minhas dúvidas são as seguintes :

Como devo proceder quanto ao entulho jogado no meu terreno pelos vizinhos ? Como proceder , quanto a liberação do terreno sendo que se para meus vizinhos não há riscos e para mim ainda há ( As casas deles que ainda há no terreno estão mais próximos ao barranco doque as do meu terreno ) ?

A secretaria de obras do meu bairro auxilia apenas na remoção de moveis velhos , madeiras , lixos de arvores e matos . porem como tenho necessidade de remoção de entulho dizem : - Já que você já vai ter que alugar caçamba pode colocar tudo mesmo . Eu fui em uma secretaria de outro bairro e eles disseram que fazem a retirada e era somente necessário o agendamento pois além de retirar os moveis e tudo mais também retiravam os entulhos e o barro porém só podem fazer no bairro correspondente ao deles . Como devo proceder quanto a isso ?

Caso precise de um projeto de engenheiro , também tentei me informar sobre a lei 11.888/2008 em minha cidade , mas não sabem ao certo se ainda está em vigor aqui e não sabem me responder . Como proceder e onde me informar melhor ? ( Fui na secretaria de obras e na defesa civil ) A conclusão disso tudo é que pagamos impostos para que fiquem olhando para o teto pois não sabem de nada e não tive auxilio nenhum até o momento .

Respostas

    ?

    Desconhecido Domingo, 21 de janeiro de 2018, 17h57min Editado

    alguem pode me ajudar ??

    ?

    Desconhecido Segunda, 22 de janeiro de 2018, 21h39min

    Alguem pode me ajudar ?