TENHO 34 ANOS, TRABALHO NUMA EMPRESA PRIVADA DESDE AGO/2005 C/ CARTEIRA ASSINADA, HOJE ESTOU NECESSITANDO DE AFASTAMENTO DO TRABALHO POIS TENHO ARTRITE REUMATOIDE DIAGNOSTICADA DESDE 1996, POREM DEVIDO A FUNÇÃO EXERCIDA NA EMPRESA (MUITA DIGITAÇÃO E SOBRECARGA DE TRABALHO) TENHO CRISES SEVERAS DE ARTRITE ME IMPEDINDO E LIMITANDO MEUS MOVIMENTOS ATÉ MESMO OS COTIDIANOS COMO PENTEAR OS CABELOS, ANDAR, ESCOVAR OS DENTES, ENTRE OUTROS. PRECISO DE ORIENTAÇÃO QUANTO A APOSENTADORIA E SE A EMPRESA PODE ME DISPENSAR, ESTOU DE ATESTADO DE 15 DIAS DESDE DIA 24/03/08. E POSSUO UM LAUDO DA MEDICA REUMATOLOGISTA INFORMANDO NECESSIDADE DE AFASTAMENTO DA FUNÇÃO (DIGITAÇÃO). HÁ POSSIBILIDADE DE APOSENTAR POR CAUSA DA ARTRITE? COMO FUNCIONA?

Respostas

    B

    Bete Dutra Segunda, 30 de julho de 2012, 18h18min

    Estou licenciada a 8 anos por artrite rematóide crônica, e agora me apareceu uma artrose na coluna cervical mais bursite no quadril. Nesses 8 anos o INSS me deu alta e acionei a Justiça Federal e foi reabilitado o meu benefício, e tenho uns atrasados para receber em janeiro próximo. Não estou mais ligada a empresa a qual eu trabalhava, pis durante o período que tive alta a empresa me dispensou. Tenho a preocupação de receber alta novamente depois que o INSS me pagar os atrasados. Tenho tds os exames, laudos e atestados. Também não sei se eles vão me comunicar para marcar nova períci após esse pagamento. Estou perdida e preocupada, pois, sinto mts dores e não sei como proceder...

    J

    Joao Ribeiro Segunda, 30 de julho de 2012, 18h33min

    Bete, por experiência própria, agora é só ficar aguardando mesmo.
    Se derem alta, pede reconsideração e aciona o JEF.
    Recentemente tive alta e nem precisei acionar a justiça. O perito escreveu tanta m... no laudo médico pericial que entrei com 3 representações contra ele.
    Moral da história: o INSS teve que me engolir. Aliás, já fiz perícia no JEF e tenho um laudo de incapacidade total.
    Mas, fique tranquila e aguarde.

    B

    Bete Dutra Segunda, 30 de julho de 2012, 19h00min

    Obrigada, João por sua ajuda, mas, me diga uma coisa... perdoe minha ignorância, mas, dar entrada no JEF é no INSS? Por que não sei o que é isso....
    E esse procedimento de reconsideração é demorado?

    B

    Bete Dutra Segunda, 30 de julho de 2012, 19h01min

    E esse procedimento de reconsideração é demorado?

    J

    Joao Ribeiro Segunda, 30 de julho de 2012, 19h13min

    O PR (pedido de reconsideração) é feito quando se recebe alta do INSS. Aí vc passará por nova perícia com outro perito.
    Caso seja negado novamente vc pode entrar com um pedido de restabelecimento de benefício no JEF (Juizado Especial Federal).
    Mas, no seu caso, que está recebendo o benefício, fique tranquila e aguarde o chamado para nova perícia.
    No meu caso, já tentei me informar no INSS quando será a nova perícia e eles dizem que "tem que aguardar". Nem eles sabem quando serei chamado.

    se quiser ler a respeito, entre no blog www.inseguradosdoinss.blogspot.com.br

    lá, coloquei uma série de informações a respeito do INSS.

    B

    Bete Dutra Segunda, 30 de julho de 2012, 19h27min

    Muito obrigada pela ajuda, qualquer coisa estou aqui.... Fique c Deus

    J

    José_10 Segunda, 27 de agosto de 2012, 21h18min

    Boa noite, Ana gostaria de conversar com você moro no ES e tenho artrite e já quase não ando, tenho muita dor e não consigo auxilio doença, gostaria de entrar em contato com você se for possível ok? [email protected]

    T

    tilima18 Sábado, 29 de março de 2014, 0h25min

    Comigo foi uma bençao , estou afastado ha 9 meses por lupus e arttite reumatoide. pensava como vc< mas quando veio meu extrato de pagamento, até me assustei, era um valor bem significativo. essa questao é de acordo com os seus ultimos 36 salarios brutos, que serao corrigidos e feito um calculo que multiplicaram um valor por 0,91. Atualmente recebo um beneficio no valor de 1807,00 reais, graças ao nosso bom deus. vai depender do seu salario e ede quanto vc conrribuia para o inss. abraços e corra atras de seu beneficio

    A

    Adryana Theodoro Terça, 20 de maio de 2014, 13h55min

    Olá meu nome é Adryana tenho 39 anos tive febre reumática na infância e como sê não bastasse veio a artrite reumatoide de brinde. Por causa da febre reumática tive lesões nas válvulas do meu coração então aos 23 anos sofri uma embolia pulmmonar que quase me levou à óbito,passei por uma cirurgia cardíaca e agora aos meus 36 anos tive que me submeter a uma nova cirurgia que foi trocada a válvula e colocada uma metálica. Nunca tive registro em carteira e ultimamente a artrite anda atacando muito meu corpo todo. Gostaria de saber se existe possibilidade ter auxílio doença? Já que não tenho forças pra mais nada.

    B

    bruna.pradoc Terça, 05 de agosto de 2014, 16h33min

    Boa tarde!
    Tenho 18 anos e desde os 12 estou em tratamento de artrite reumatóide juvenil, já tomei remédios à base de corticóide, injeções para dor, hoje tomo anti inflamatório naproxeno, cloroquina e metotrexato. Fora tudo isso já fiz fisioterapia, mas nunca houve resultados positivos. Hoje meus cotovelos não esticam mais totalmente e sinto que estão atrofiando mais a cada dia, os pulsos e dedos também, além de estarem muito inchados. Quando me dá crise eu não consigo nem andar, e já sinto a falta de mobilidade na hora de fazer coisas comuns que vão desde escovar os dentes, abrir uma garrafa até segurar um prato/copo com uma mão só. Dos 14 aos 17 anos tive plano de saúde que ganhei da minha tia. Hoje não possuo mais e a previsão de atendimento pelo SUS é de pelo menos 2 anos. Trabalho com telemarketing e computador e sinto dores na mandibula, coluna pulsos e dedos. Gostaria de saber que decisão devo tomar, se espero atendimento (sem previsão) do SUS ou se tento algum tipo de auxilio ou aposentadoria.

    Att.

    B

    bruna.pradoc Terça, 05 de agosto de 2014, 16h33min

    Boa tarde!
    Tenho 18 anos e desde os 12 estou em tratamento de artrite reumatóide juvenil, já tomei remédios à base de corticóide, injeções para dor, hoje tomo anti inflamatório naproxeno, cloroquina e metotrexato. Fora tudo isso já fiz fisioterapia, mas nunca houve resultados positivos. Hoje meus cotovelos não esticam mais totalmente e sinto que estão atrofiando mais a cada dia, os pulsos e dedos também, além de estarem muito inchados. Quando me dá crise eu não consigo nem andar, e já sinto a falta de mobilidade na hora de fazer coisas comuns que vão desde escovar os dentes, abrir uma garrafa até segurar um prato/copo com uma mão só. Dos 14 aos 17 anos tive plano de saúde que ganhei da minha tia. Hoje não possuo mais e a previsão de atendimento pelo SUS é de pelo menos 2 anos. Trabalho com telemarketing e computador e sinto dores na mandibula, coluna pulsos e dedos. Gostaria de saber que decisão devo tomar, se espero atendimento (sem previsão) do SUS ou se tento algum tipo de auxilio ou aposentadoria.

    Att.

    P

    pamella regia de paula Quinta, 29 de janeiro de 2015, 14h39min

    Meu caso é semelhante dos demais, tenho 26 anos e estou dificuldades até para escovar os dentes, e tem dias que fico de cama. Trabalho a 8 anos em uma empresa particular. Tenho dois dedos da mão deformado. E estou sem condições de continuar as atividades, como devo proceder. Me ajudem

    M

    [email protected] Domingo, 15 de fevereiro de 2015, 20h19min

    ola, sou Maria das Graças sofro com a artite reumatoide 4 anos ja fiz uso de varios medicamentos, sem sucesso, tenho muita dor minha juntas fica todas inchadas tem dias que não aguento trabalhar pergar condução e muito dificil tem 47 anos penso em pedir o auxilio doença mas fico com medo de ser demitida se me afastar, trabalho a 8 anos nesta empresa pedo 4 conduções todos os dias , a dor e demais da vontade de desistir da vida .

    M

    MARLY SILVA DE VASCONCELOS Domingo, 15 de fevereiro de 2015, 21h20min

    Amigos!!!

    Quando se consegue um benefício em virtude de uma determinada doença, pode ser que algumas pessoas não consiga, varia muito os laudos fornecidos pelos médicos e também os resultados dos exames e além disso existe o fator sorte, depende muito do períto que o atenda, muitos são atenciosos e avalia o caso com a atenção devida, outros avaliam apenas o paciente pela fisionomia, se ele apresenta boa aparência e um corpo saudável automaticamente ele é considerado apto ao trabalho e seu requerimento é indeferido. Mas não desistam, lutem pelos seus direitos, caso possa ajudá-los em algo mais, contatem-me no meu e-mail pessoal [email protected]

    Boa Sorte!!!!

    V

    VIVIANE Terça, 22 de março de 2016, 13h26min

    olha não se preocupe pois já fui no ortopedista, em vários e a resposta é sempre a mesma você esta com os dois joelhos estourados desgastados tem artrose no corpo todo e tendinite no corpo todo levei os exames o relatório medico e o medico da pericia do glicerio me disse que eu só mostrei o fato e que ele não pode fazer nada com o fato por educação e respeito comigo mesmo não mandei o medico da pericia do glicerio para aquele lugar pois se eu tenho fato confirmado porque ele não aposentou por invalidez estou perdendo movimentos e os médicos ficam no empurra empurra fui no hospital são Paulo desmielitizante e a mesma informou que era apenas a tirioide culpada de tudo isso agora voltei ao neurologista dod hospital são Paulo alegou que era a culpa do r reumatismo que palhaçada é essa estão querendo que eu fique numa cama para ficar livre de eu pois ate agora ninguém pediu fisioterapia ou hidro que estão fazendo comigo

    A

    afonso Sexta, 16 de dezembro de 2016, 21h10min

    Bom pessoal, minha esposa tem AR, era uma empresária e teve que parar com as sua atividades desde 2014, foi periciada naquela época e o INSS que concedeu um Auxílio Doença que foi negado nos últimos dois meses (o perito negou), todavia, ela foi na Justiça Federal e entrou com um processo e já periciada por um Perito da Justiça Federal, estamos vendo que o processo está andando rápido. Oque entendemos é que pessoas que tem essa doença devem ser tratadas de uma maneira diferenciada devidos as dores e demais incômodos, o principal é fortalecer a parte emocional, você que´pai, mãe, esposo, esposa, irmão (ã),amigo ou conhecido de alguém que tem essa patologia, entenda; as dores dessas pessoas podem ser aliviadas com compreensão, carinho e principalmente ajuda (lavar pratos), enxugar louças e lágrimas, por favor não aperte a mão dessas pessoas com força e trate-as com dignidade, pois muitas vezes podemos pensar que elas não tem nada, mas a dor é silenciosa e terrível, mas não podemos desistir nunca porque afinal a vida é muito mais fortedo que qualquer coisa abaixo de Deus.

    V

    valdenia do carmo melo Quarta, 08 de fevereiro de 2017, 19h31min

    ola boa noite sou portadora de artrite reumatoide ha 10 anos e agora mesmo tomando todos os remedios estou sentindo muita dor nos dedos punho e cotovelo.
    em 2014 consegui me afastar por 3 meses depois fiquei com medo de nao conseguir mas voltei a trabalhar mas hoje tenho que tomar doses altas de corticoides para conseguir desempenhar meu trabalho.
    entao gostaria de saber se consigo me afastar ou me aposentar pois percebi que devido o meu trabalho nao conseguirei melhorar
    desde ja agradeço