Vendi minha motocicleta a um "conhecido", em 4 parcelar de valores iguais, só que o mesmo pagou apenas uma e disse que não vai pagar as demais, contou-me que fez alguns ajustes na motocicleta, o mesmo tomou uma multa de 7 pontos, e disse-me pra eu devolver a quantia em dinheiro que foi me dado, que ele devolveria a motocicleta e o dinheiro da multa, tal como os pontos seria "abatido" pelos ajustes que o mesmo fez... Gostaria muito de saber como proceder, afinal o rapaz só disse que só devolvera a moto se eu devolve-lo o valor que foi-me pago, esse caso entra em apropriação indébita, quais medidas devo tomar? Obs: Veiculo ainda em meu nome.

Respostas

    D

    Desconhecido Sexta, 02 de fevereiro de 2018, 9h44min

    esse caso entra em apropriação indébita, quais medidas devo tomar?
    Não isso é in tese um desacordo comercial

    ?

    Desconhecido Sexta, 02 de fevereiro de 2018, 9h46min

    Certo, e qual medida devo tomar?

    D

    Desconhecido Sexta, 02 de fevereiro de 2018, 9h48min

    contratar um advogado para propor a ação que ele entenda ser pertinente

    ?

    Desconhecido Sexta, 02 de fevereiro de 2018, 9h54min

    Estava pensando em ir a uma delegacia e abrir um boletim de ocorrência, porem resolvi me acalmar um pouco.
    Por que em meus olhos a atitude desta tal pessoa não esta sendo justa, e gostaria de encontrar alguem que possa equilibrar tal balança pra que nenhum dos lado saia perdendo e seja justo, saka?
    Por que eu vendi e tudo esta em meu nome, mas ir na delegacia ou ir até um advogado é algo muito extravagante queria algo que fosse mais tranquilo...

    D

    Desconhecido Sexta, 02 de fevereiro de 2018, 9h59min

    O bo nao vai resolver nada pois delegado apura crime e por enquanto nao ha crime

    ?

    Desconhecido Sexta, 02 de fevereiro de 2018, 10h04min

    Quando vira crime? Ele ficou de pagar e não pagou, agora pra devolver ele quer que eu devolva o valor que ele ja me deu, sendo que a moto está com ele a 2 meses e 14 dias, e o mesmo só me pagou uma parcela..

    D

    Desconhecido Sexta, 02 de fevereiro de 2018, 10h08min

    Vai virar crime apropriação qd vc devolver o dinheiro ou parte do dinheiro e ele nao entregar a moto.

    M

    MARINA RIBEIRO DOS SANTOS Sexta, 02 de fevereiro de 2018, 13h27min

    Pequenas Causas.
    Solução de conflitos.

    D

    Desconhecido Sexta, 02 de fevereiro de 2018, 13h37min

    Mesmo nas pequenas causas o correto é que seja proposto por advogado

    M

    MARINA RIBEIRO DOS SANTOS Sexta, 02 de fevereiro de 2018, 13h55min

    ISS, não entendi, desculpa.

    Pequenas Causas até um determinado valor (20 salários) não exige um advogado e sabemos como é caro um advogado.

    D

    Desconhecido Sexta, 02 de fevereiro de 2018, 15h00min

    Não se exige a presença de advogado, contudo, duvido que ele saberia fundamentar um pedido e um pedido mal formulado tem tudo para dar errado sem contar que caso não haja um acordo o juiz vai proferir a sentença e quem se sentir prejudicado terá que recorrer e para recorrer será necessário um advogado para tentar desfazer toda lambança

    M

    MARINA RIBEIRO DOS SANTOS Sexta, 02 de fevereiro de 2018, 15h27min

    Discordo.
    Ele apenas precisa ser honesto e relatar tudo nos mínimos detalhes e na audiência relatar absolutamente tudo que consta na inicial.
    Até mesmo pq, ele pode solicitar um advogado na Defensoria ou até mesmo no dia da audiência solicitar um advogado plantonista, ele não ficará desamparado.

    D

    Desconhecido Sexta, 02 de fevereiro de 2018, 15h32min

    ta! vai nessa! ta cheio de perguntas aqui nessas mesmas situações ou seja não faz bem feito perde a ação e ai acabam vindo aqui pedir ajuda.

    M

    MARINA RIBEIRO DOS SANTOS Sexta, 02 de fevereiro de 2018, 15h40min

    Não é todo mundo que tem dinheiro para pagar advogado, acontece, eu tenho um processo no JEC, abri sem advogado e está tudo indo muito bem, embora o réu tenha entrado com um recurso.
    Mas, fiz tudo sozinha, pq eu não tenho dinheiro, mas estudei, me informei e fui muito bem tratada no fórum.

    D

    Desconhecido Sexta, 02 de fevereiro de 2018, 15h51min

    1. em 10000000000000000000.
    H

    Hen_BH Sexta, 02 de fevereiro de 2018, 18h26min

    Até porque êxito em processo judicial não depende meramente de honestidade. Nem sempre quem ganha o processo é aquele que tem razão.

    Existem questões processuais que se não alegadas no momento correto (e o leigo invariavelmente não sabe como e quando alegar) impedem que o ganho da causa.

    Com "trocentos" milhões de consumidores leigos e meia duzia de defensores, a probabilidade de a causa não ser analisada em profundidade é imensa. E o juiz não pode bancar o advogado da parte mais fraca, tendo de julgar de acordo com o processo.

    Mas enfim...mazelas de nossa justiça.