É Apropriação indébita ?
Vendi minha motocicleta a um "conhecido", em 4 parcelar de valores iguais, só que o mesmo pagou apenas uma e disse que não vai pagar as demais, contou-me que fez alguns ajustes na motocicleta, o mesmo tomou uma multa de 7 pontos, e disse-me pra eu devolver a quantia em dinheiro que foi me dado, que ele devolveria a motocicleta e o dinheiro da multa, tal como os pontos seria "abatido" pelos ajustes que o mesmo fez... Gostaria muito de saber como proceder, afinal o rapaz só disse que só devolvera a moto se eu devolve-lo o valor que foi-me pago, esse caso entra em apropriação indébita, quais medidas devo tomar? Obs: Veiculo ainda em meu nome.
Estava pensando em ir a uma delegacia e abrir um boletim de ocorrência, porem resolvi me acalmar um pouco. Por que em meus olhos a atitude desta tal pessoa não esta sendo justa, e gostaria de encontrar alguem que possa equilibrar tal balança pra que nenhum dos lado saia perdendo e seja justo, saka? Por que eu vendi e tudo esta em meu nome, mas ir na delegacia ou ir até um advogado é algo muito extravagante queria algo que fosse mais tranquilo...
Não se exige a presença de advogado, contudo, duvido que ele saberia fundamentar um pedido e um pedido mal formulado tem tudo para dar errado sem contar que caso não haja um acordo o juiz vai proferir a sentença e quem se sentir prejudicado terá que recorrer e para recorrer será necessário um advogado para tentar desfazer toda lambança
Até porque êxito em processo judicial não depende meramente de honestidade. Nem sempre quem ganha o processo é aquele que tem razão.
Existem questões processuais que se não alegadas no momento correto (e o leigo invariavelmente não sabe como e quando alegar) impedem que o ganho da causa.
Com "trocentos" milhões de consumidores leigos e meia duzia de defensores, a probabilidade de a causa não ser analisada em profundidade é imensa. E o juiz não pode bancar o advogado da parte mais fraca, tendo de julgar de acordo com o processo.
Mas enfim...mazelas de nossa justiça.