J

    josé carnaúba de paiva Domingo, 06 de abril de 2008, 8h24min

    Genilson:

    como vc sabe a vivência em sociedade necessita de regramentos emanada do próprio corpo social, tudo com o fim de manter a paz e convivência social.

    veja que, ao fim de tudo, o que pode ser justo para mim não o é para vc, correto?
    assim, se torna muito difícil distribuir a verdadeira justiaça, principalmente, levando em conta os ditames e limites impostos pelas normas, cujas são sem alma assim dizendo.

    O homem tem criado alguns parâmetros que servem de base para mensurar a conduta do indivíduo enquanto membro do corpo social e, esses parâmetros poderm ser chamados de "VALORES".

    essa idéia de valor, não poderá ser o mais das vezes fixa e sem a possibilidade de flexibilidade, sobre pena de se incorrer em injustiças.

    veja o exemplo do princípio da coisa julgada, que se flexibiliza mediante prova superveniente, como a realização do exame de DNA, que pode trazer a verdade quanto à paternidade, contrariando outros métodos que eram tidos como eficázes antes.

    afinalizando: “Pelo fato dos homens terem ou poderem ter opiniões e crenças opostas, é que a vida social tem necessariamente de ser disciplinada duma maneira uniforme por uma força que se ache colocada acima dos indivíduos”, mais comumente denominada valores, contudo, ha que ponderar sobre a aceitação desses valores de uma forma flexivel, como já dito. A isso é que se denomina ponderação de valores, é o que penso.

    Paiva.

    ?

    Desconhecido Segunda, 07 de abril de 2008, 5h29min

    Obrigado meu amigo pela compreensão, estou muito grato pela sua ajuda.
    um abraço.