Fui atropelado - como processar?
Ola pessoal, Preciso de ajuda, sofri um acindente hoje, faz pouco. Eu estava passando por uma rua e uma Lotação ( veiculo de tranporte coletivo ) me "cortou a frente, bateu em min, eu cai me machuquei, minha namorada se machucou e minha moto ta quase destruida! E o dono do veiculo disse que não vai pagar. Preciso saber o que eu faço para que ele pague. Já fiz BO, corpo delito, tenho o BO de atendimento da samu. O que eu faço???
Ja sofri outro acidente onde eu tive que pagar todos os meus danos, porque o dono do outro carro não quis pagar. Desta vez eu não quero deixar mais um sair impune. Preciso de ajuda!
Agraço a quem poder me dar uma ajuda!
Henrique
Prezado Henrique, Você poderá requerer a indenização do seu seguro obrigatório DPVAT junto a qualquer seguradora que faça parte desse sistema de seguro obrigatório, cuja indenização deve estar em torno de R$ 2.750,00, para danos hospitalares. Não precisa de advogado se lhe for fornecido o valor da indenização, mas, em caso de negativa da referida indenização, porcure orientação jurídica. Quanto ao motorista/proprietário da lotação você deverá ingressar com uma ação judicial para requerer a indenização de responsabilidade dele. Procure um advogado e relate o caso detalhadamente para uma melhor orientação. Se você não tiver condições financeiras para contratar um advogado, dirija-se a defensoria pública de seu estado para que lhe seja constituído um defensor público.
Boa sorte!
Caro VOLNEY, vc. por acaso fez um boletim de ocorrência do acidente. Isto será bastante importante para propor uma ação de indenização. Pois bem, desde já, procure saber quem é o proprietário do veículo e, se possível, o nome do condutor, pois estes dois é que podem figurar como réus na ação. No mais, veja os comentários da Dra. ADRIANA que estão na mensagem anterior a sua.
Prezados,
Perfeitas as anotações da Dra. Adriana, mas da primeira exposição, tendo o B.O e o Corpo de delito eu também orientaria à vitíma a acompanhar o andamento do Inquerito Policial. De tudo aconselho a contratação de um advogado(a) que certamente prestará o melhor acompanhamento.
Volney, me parece que o evento que sua sogra sofreu foi bem grave, de sorte que, entendo também que a conduta do agente que deu causa ao acidente deve ter rigoroso acompanhamento quanto à sua responsabilidade criminal, inquerito policial e consequente processo, isto pois, eventual condenação lhe trará um título para ser usado na esfera cívil, esta que vale dizer é distinta da penal, que visa a responsabilidade criminal e não a responsabilidade civil.
Sucesso,
André Luiz M. Martins