J

    Juarez Rogério Felix Quarta, 14 de maio de 2008, 10h35min

    Ana Carolina, juízo ontológico se refere ao estudo do ser em sua essência. É o estudo que delimita o ser naquilo que ele tem de essencial e acidental. No homem a razão faz parte de sua essência e a altura, a gordura, a cor do cabelo ou da pele faz parte de suas características acidentais. Para o círculo a circularidade é essencial e seu tamanho acidental. Para o triângulo a soma de seus ângulos com produto 180 é essencial e o tamanho dos ângulos e dos lados acidental. Ser triângulo isóceles ou de pitágoras é acidental, mas ter o valor de 180 graus como produto da soma dos ângulos é essencial.
    Juízo axiológico é juízo valorativo e diz respeito à teoria dos valores (axió=estimar em grego; axiologia teoria - da estimativa ou dos valores). O juízo axiológico equivale ao juízo de justiça, por exemplo, que acontece quando valoramos as coisas (ordem social) ou as condutas, que serão boas ou más, segundo as virtudes ou os vícios que cotêm. Axiologia jurídica é, portanto, a teoria da justiça, pois este é o valor jurídico máximo. A teoria da justiça estuda a valoração das garantias constitucionais. Exemplo: numa demanda trabalhista estuda o equilíbrio entre os valores da livre iniciativa que toca o empregador e a dignidade do trabalho que toca o empregado. Numa lide penal, estuda o equilíbrio entre a ordem pública, em proteção da sociedade, e a liberdade, como garantia do réu.
    Bom estudo.
    Juarez

    I

    Iara Fratelle Terça, 03 de junho de 2008, 1h09min

    estou adorando sua resposta juarez