Tenho um imovel compartilhado com mais 6 pessoas (recebido por herança) que estava sem alugar ha muito tempo e desocupado... com risco de invasão. Em Junho de 2013 (quase 5 anos atras), um dos donos da casa recebeu uma familia pobre para morar nos fundos, para que não houvesse risco de invasão. Em Junho desse ano vai fazer 5 anos que estão na casa e estamos preocupados que eles entrem com processo de usucapiao. Abaixo mais detalhes:

  • Foi feito um contrato de locação cobrando R$ 500 reais por mês, mas nunca cobramos pois são pobres. Eles apenas pagam luz e agua (a luz e agua não foi passada para o nome deles).

  • Esse contrato nunca foi firmado em cartorio. Só assinado pela ocupante com seus dados.

  • Os ocupantes nunca pagaram IPTU.

  • Desse tempo que os ocupantes estão na casa, nos ultimos 3 anos vim morar com minha familia na parte não ocupada.

Como solução, pretendo fazer um novo contrato, dessa vez cobrando o aluguel e com emissão de recibo. Falei com a ocupante e ela concordou.

Considerando que seria um novo contrato (antes de fechar 5 anos de estadia do grupo) seria esse novo contrato uma solução para eliminar o risco de usucapiao? Devemos colocar alguma clausula por segurança?

Respostas

    M

    Matheus Pedrosa 202053/MG Segunda, 19 de fevereiro de 2018, 23h54min

    Só a existência do contrato de locação e o seu cumprimento já impede a aquisição de direito por usucapião, já que ainda continua zelando pelo imóvel através da locação.