Joao Daniel Jacobina Sábado, 24 de agosto de 2002, 17h18min

    A priori, vale lembrar que o Preambulo é de suma importância. Nele pode-se detectar a filosofia que direcionou o Poder Constituinte Derivado na elaboração da Carta Magna, os princípios basilares de um Estado. Alguns Estadistas alegam que o Preâmbulo de ser um meio de conhecer a Constituição, ser base para interpretações.
    Observando o momento histórico em que foi promulgada a nossa Constituição, um periodo em que o Socialismo caminha para a derrocada e o Capitalismo vinga, triunfante, glorioso, a presença de Deus no Preâmbulo coloca o Brasil na posição de um país religioso, católico, em conformidade com as filosofias reacionária, de direita. Não sou ateu, só estou tendo um posicionamento crítico frente a um fato político.

    ?

    Rui Óscar Guedes Segunda, 09 de setembro de 2002, 5h07min

    Caro colega João Daniel,

    concordo com muito do que disse, mas gostaria de deixar uma pequena retificação no que se refere a "católico", pois em nenhum momento o preâmblo de nossa carta Magna refere-se a religião católica ou a qualquer outra, mas simplesmente a Deus. Assim, desta forma, pode ser um Deus Cristão, Indú, Islão... Concordo quando coloca o Brasil na posição de um país religioso, mas não católico (apesar de na prática o ser, pois basta olharmos os feriados religiosos) Haja vista a liberdade religiosa dada pela nossa constituição em seu art. 5°, VI, VII, VIII. Sabemos que o Brasil é um país onde a maioria de sua população é católica, mas a evocação a Deus no Preâmbulo é algo maior, não vislumbrando qualquer menção a qualquer religião.

    Grato pela atenção

    ?

    Macel Leonardo Ventura de Sá Segunda, 14 de outubro de 2002, 21h27min

    Só quero mencionar que nosso colega Rui Óscar Guedes da segunda resposta acima foi muito feliz em destacar que o DEUS no preâmbulo não tem nenhuma ligação com religião, depende sim da crença de cada um, pois a própria CF nos dá essa liberdade.