Comecei a pagar a GPS para a minha mãe com o cód 1406 e valor de 20% do salário minimo. Depois como estava com pouco dinheiro me passaram a informação que poderia pagar apenas 11%, então comecei a pagar com o código 1406 o valor de 11% do salário minimo durante dois anos. Agora conversando com amigos me disseram que esta errado. o que devo fazer? Perdi esse tempo e o dinheiro que paguei?

Respostas

    Armando Franco de Godoy

    Armando Franco de Godoy Mogi Guaçu/SP Quinta, 22 de fevereiro de 2018, 15h41min

    Talita//
    Você começou a pagar certo se havia a intenção de aposentar com 30 anos de contribuição independente de idade.
    Começou a pagar com o Código 1406 erroneamente 11%. Nesse caso deveria ter ido para o Código 1473 com direito a aposentadoria somente por idade, após 180 contribuições e idade mínima de 60 anos.
    Portando CPF, RG, Carnês de recolhimentos(todos), comprovante de residência(conta d'agua, luz ou telefone) vá a uma Agência do INSS mais próxima e peça :
    Para complementar com 9% as contribuições feitas com 11% caso queira aposentadoria por tempo de contribuição(30 anos de contribuição) independente de idade. Há para isso um Código específico que será indicado pelo INSS.
    Ou, passar o que pagou de 11% sob o Código 1406 para o 1473 se pretende aposentar por idade aos 60 anos de idade com no mínimo 180 contribuições.
    Se tiver sorte, sua mãe será atendida na hora ou será agendada uma data para voltar com tais documentos.
    Boa sorte
    Armando