Olá! Eu quero entrar com uma bolsa de 50% no PROUNI, mas estou sendo barrado porque o meu pai é autônomo e não tem DECORE (documento que comprova renda).

O problema é que esse documento é caro (R$200) e não nós podemos pagar, e nem temos tempo para isso, visto que o período de inscrição é nessa semana.

O meu pai, como autônomo, ganha um salário mínimo e meio, por isso ele sequer paga imposto de renda. Aliás, ninguém aqui em casa paga. O único critério para conseguir a bolsa parcial é ter na família uma renda per capita inferior a 3 salários mínimos, e obviamente nós cumprimos esse requisito com folga.

Existe alguma forma de forçar a faculdade a aceitar a minha matrícula? O que eles estão fazendo não é correto, visto que os avaliadores da faculdade não demonstram nenhuma responsabilidade social. Eles estão cobrando de famílias carentes documentações que são caras, dentro de um período insuficiente para conseguir.

Eu já tentei mostrar os extratos bancários do meu pai, mas eles recusaram. Amanhã, será a terceira e última vez que eu vou para a faculdade para tentar me matricular. Eu não sei o que fazer.

Respostas

    S

    Stumi Tiger Sexta, 23 de fevereiro de 2018, 1h10min

    Amigo, no seu lugar eu daria um jeito e pagaria esses 200 reias, visto que esse valor esta muito abaixo do mercado e ainda mais que o contador esta disposto a fazer, pois desde 2016 a maioria esmagadora dos contadores se recusa a fazer esse doc para autonomos com poucas ou sem informacoes de caixa contavel, mas a respeito do DECORE é praxe do PROUNI pois esta constado no edital esse requerimento.

    ?

    Desconhecido Sexta, 23 de fevereiro de 2018, 7h55min

    Não consta nada sobre DECORE no edital e nem na página do PROUNI. Eu acho que isso é um exigência própria das faculdades.

    E mesmo se eu conseguisse dinheiro para pagar esse documento, eu não conseguiria recebê-lo a tempo. Hoje eu vou para a faculdade apresentando somente os extratos mesmo, e acho que isso não vai ser problema para o PROUNI. Penso que a faculdade saiba disso, mas eles tem medo de aceitar pessoas que tentam fraudar o programa.

    ?

    Desconhecido Quinta, 08 de março de 2018, 5h26min

    ATUALIZAÇÃO:

    A faculdade e o PROUNI aceitaram uma declaração que o meu pai fez no cartório. O meu pai pagou apenas R$6,00 para carimbar o documento. No documento, o meu pai escreveu quanto ele ganha em média nos últimos 6 meses.

    Tomara que a faculdade autorize o uso desse documento novamente, pois não dá para pagarmos um contador desse jeito.

    Jhonatã Sales

    Jhonatã Sales Quinta, 20 de fevereiro de 2020, 10h09min

    Daniel, como você resolveu o problema?

    ?

    Desconhecido Quinta, 20 de fevereiro de 2020, 23h21min

    Desculpa, mas não sei ser mais claro. Tudo que eu soube eu já comentei acima.

    Um dos responsáveis pela seleção do PROUNI na minha universidade ficou com pena de mim, e assim aceitou o documento que o meu pai tirou em cartório. Pode ser que outras pessoas não aceitem.

    De qualquer forma, o documento foi validado. Eu estou cursando Cinema e Audiovisual na UNA há dois anos, graças a isso.