Deni Adan 375614/SP Domingo, 25 de fevereiro de 2018, 11h46min

    É temerário, pois a lei diz que o benefício será cessado quando o beneficiário retornar à atividade voluntariamente.
    Ao mesmo tempo, é considerado como segurado da Previdência Social na qualidade de contribuinte individual a pessoa física que exerce, por conta própria, atividade econômica de natureza urbana, com ou sem fins lucrativos.
    Assim sendo, é bem possível que ao ser descoberto, o benefício erá cessado e os valores pagos serão cobrados pela Receita Federal.

    ?

    Desconhecido Domingo, 25 de fevereiro de 2018, 12h18min

    Não me atende a resposta.
    Vou ser específico com um exemplo ficto.
    Sou enfermeiro como profissional, me aposentei por invalidez, posso desenvolver atividade voluntária em uma igreja ou escola como secretário, auxiliar de escritório etc?

    Armando Franco de Godoy

    Armando Franco de Godoy Mogi Guaçu/SP Domingo, 25 de fevereiro de 2018, 17h20min Editado

    Luiz//Deni Adan/
    Aposentadoria por invalidez, assim como auxílio-doença, é um benefício provisório. Para se tornar definitiva o beneficiário precisa estar com mais de 55 anos de idade e ter recebido o benefício há mais de 15 anos.
    Se o beneficiário tem mais de 60 anos de idade, considera-se definitiva, não importando o tempo de invalidez.
    Lei n. 13.457 de 26/6/2017.(Lei do Pente Fino)
    O Sr. Deni Adan deu-lhe uma boa dica.
    Boa sorte
    Armando

    ?

    Desconhecido Domingo, 25 de fevereiro de 2018, 21h08min

    A pergunta não foi se é provisória ou definitiva e qual condição para obte-la.
    Foi outra, quem a leu poderia me dar a resposta fundamentada no INSS? Agradeço ao senhores