Wander Barbosa

    Wander Barbosa São Paulo/SP 28687/SP Terça, 06 de março de 2018, 22h09min

    Olá Felippe,

    A prescrição criminal é muito parecida com a prescrição cível. Ou seja, após o decurso de certo tempo, o Estado (juiz) perde o direito de processar e condenar a pessoa acusada.

    A prescrição em Direito Penal é calculada com base na pena máxima atribuída ao crime. Por exemplo, nos crimes onde a pena é inferior a 1 ano, a prescrição ocorre em 3 anos.

    O prazo de prescrição é regulamentado pelo Artigo 109 do Código Penal, que, oportunamente, transcrevo abaixo:

    Art. 109. A prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, salvo o disposto no § 1o do art. 110 deste Código, regula-se pelo máximo da pena privativa de liberdade cominada ao crime, verificando-se: (Redação dada pela Lei nº 12.234, de 2010).

    I - em vinte anos, se o máximo da pena é superior a doze;

    II - em dezesseis anos, se o máximo da pena é superior a oito anos e não excede a doze;

    III - em doze anos, se o máximo da pena é superior a quatro anos e não excede a oito;

    IV - em oito anos, se o máximo da pena é superior a dois anos e não excede a quatro;

    V - em quatro anos, se o máximo da pena é igual a um ano ou, sendo superior, não excede a dois;

    VI - em 3 (três) anos, se o máximo da pena é inferior a 1 (um) ano. (Redação dada pela Lei nº 12.234, de 2010).

    Prescrição das penas restritivas de direito

    Parágrafo único - Aplicam-se às penas restritivas de direito os mesmos prazos previstos para as privativas de liberdade. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)

    Espero ter ajudado.

    Wander Barbosa
    www.wrbarbosa.com.br

    ?

    Desconhecido Terça, 06 de março de 2018, 22h17min

    Boa noite, Dr. Wander. Esclareceu um pouco. Porém como não sou da área do Direito, o senhor poderia me dá algum exemplo bem simples sobre um caso que ocorreu prescrição e outro que não ? Como evitar a prescrição, e se todos os casos podem haver.