Dúvidas Outros

Cobrança de honorários

Há 8 anos ·
Link

Olá, Tenho alguma dificuldade no início da profissão. Tenho plena noção de quanto cobrar por cada causa que vem ao meu encontro, mas no momento passo por um embate: como sou novo, por vezes me chamam em empresas para "conversar" sobre uma possível parceria. Ocorre que nestas conversas o que acaba por acontecer é que o proprietário da empresa na verdade usa da conversa para sanar dúvidas sobre seu negócio, muitas vezes sequer contratando qualquer serviço ou ficando na promessa de que "indicará meus serviços a seus colaboradores". Isto é, em síntese, presto assessoria por consulta gratuita. Por um lado, é vantajoso para mostrar capacidade técnica, visto que como seu novo advogado não tenho leque de clientela. Por outro, me sinto enganado pelo ardil ato de ser chamado para conversar sobre parcerias e na verdade ser arremessado direto em problemas práticos da empresa, sob pena de, caso não responsa os questionamentos, ser tido como incapaz de resolvê-los e, quando os respondo, sou dispensado. Percebo que é na verdade um subterfúgio bastante usado. Que solução os colegas empregam ou empregariam em situações semelhantes?

1 Resposta
Imagem de perfil de Marcel Munhoz Garibaldi
Marcel Munhoz Garibaldi
Advertido
Há 8 anos ·
Link

Deixe claro que a reunião será para tratar, exclusivamente, da questão comercial / parceria.

Que durante a reunião não adentrará em questões jurídicas, análise de casos - sejam concretos ou hipotéticos - e caso o cliente opte por aproveitar o encontro para tratar de questões jurídicas, será cobrado pela Consulta (salvo se celebrado o contrato naquele instante).

Deixe pré informado tudo isso. Caso o cliente opte por manter a reunião já saberá das condições. E caberá a você, como profissional avaliar os riscos e se impor, se negando a responder, ou cobrando pela consulta.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos