RECORRER A UMA AÇÃO TRABALHISTA

Há 18 anos ·
Link

Prezados. Gostaria de uma informação.

Minha esposa trabalhou sem registro (Cart de Trabalho) de 13/08/07 à 23/01/08, e foi despensada sem justa causa. A mesma entrou com ação na justiça para exigir o "registro na carteira e as verbas recisórias", e no dia 10/03/08 soube o "resultado" que "perdeu", provavelmente por não ter apresentado provas que trabalhou no período. Porém ela lembrou que uma vez seu Gerente pediu para ela ir em uma Delegacia de Policia depor em favor da empresa( dia 10/10/07), uma "comprovação forte" que a mesma trabalhou lá. Com esta comprovação ela poderá recorrer, ou então pode entrar com um novo processo?

Obs.: Seu advogado informou que o prazo para a mesma recorrer já expirou, informou que não há nada a fazer...Achei estranho.

11 Respostas
jose tomaz da silva - sbc / sp
Há 18 anos ·
Link

Caro Edison....

À partir da publicação da sentença, o recte., as partes tem o prazo de 8 dias, para entrar com REcurso Ordinário junto ao Tribunal Regional do Trabalho.

Se este prazo ja transcorreu, nada mais resta a fazer, muito menos, entrar com nova ação, pois certamente, a empresa vai alegar que já tem "coisa julgada", ou seja, que já teve uma outra ação, com o mesmo objeto, mesma causa de pedir.

Abraços

  1. Tomaz
Andre Cruz
Há 18 anos ·
Link

Caro Senhor Edison,

        Pelo que o senhor relatou, sua esposa foi intimada da Sentença na data de 10/03/2008 (segunda-feira). Sendo assim, o prazo para recorrer será o de 8 dias, portanto o prazo se esgotou no dia 18/03/2008 (Terça-feira).

        Infelizmente não caberá mais recurso. Entretanto, poderia caber a chamada "Ação Rescisória" para anular a decisão do processo de sua mulher.

        Tenho minhas dúvidas quanto ao cabimento desta Ação haja vista que a mesma só é possível quando surge um "fato novo". O fato da sua mulher de ido à uma Delegacia de Policia depor em favor da empresa é uma prova importantíssima do vínculo empregatício, QUE DEVERIA TER SIDO APRESENTADA nos autos do processo em que ela perdeu. Se ela deixou de apresentar, foi um erro grave que resultou na sua "perda". Ao meu ver o depoimento dela na Delegacia não é um "fato novo".

          Converse com seu advogado sobre o possível cabimento da Ação Rescisória, ele tem 2 anos para isso. Ao meu ver, não será possível pois não surgiu nenhum "fato novo".

           Abraços e boa sorte!
Autor da pergunta
Há 18 anos ·
Link

Andre e Jose

Agradeço as explicações. No processo ela acabou não lembrando deste fato

importante e não informou ao Advogado. Gostaria da opinião de vocês se vale

à pena ela entrar com a "Ação Rescisória", devido ela ter lembrado deste fato?

Andre Cruz
Há 18 anos ·
Link

A obtenção de documento novo permite o ajuizamento da rescisória (art. 485, inc. VII, do CPC). Para admitir-se a rescisória é necessário que o documento já existisse ao tempo em que se proferiu a sentença. Não pode ser documento criado após a sentença, sendo que tal documento terá de ser de relevante significação diante da sentença. Nessa ordem de idéias, preleciona BARBOSA MOREIRA:

"Por ‘documento novo’ não se deve entender aqui o constituído posteriormente. O adjetivo ‘novo’ expressa o fato de só agora ser ele utilizado, não a ocasião em que veio a formar-se. Ao contrário: em princípio, para admitir-se a rescisória, é preciso que o documento já existisse ao tempo do processo em que se proferiu a sentença. Documento ‘cuja existência’ a parte ignorava é, obviamente, documento que existia; documento de que ela ‘não pôde fazer uso’ é, também, documento que, noutras circunstâncias, poderia ter sido utilizado, e portanto existia".

Isto posto, é possível o cabimento da Ação Rescisória, pois dependendo do conteúdo do depoimento de sua esposa na Delegacia de Polícia, poderá ser demonstrado o vínculo empregatício dela com a empresa.

Só lembrando que é necessário o pagamento de 5% do valor da causa.

Boa sorte.

Autor da pergunta
Há 18 anos ·
Link

Andre Cruz Minha esposa foi na Delegacia de Policia, e conseguiu uma Declaração, que a mesma Testemunhou a favor da empresa. Já entregamos o documento ao Advogado, e o mesmo providenciará a Ação Recisória. Ele leu a Declaração, e o conteúdo da mesma, tem evidências fortissímas do vinculo empregatício. Agradeço a ajuda e esclarecimento deste caso.

Tereza Cristina Rezende Senra de Castro
Há 17 anos ·
Link

Eu gostaria de saber, com relação ao prazo de oito dias para o recurso, se oitavo dia ou seja o ultimo dia para pagamento do valor do recurso, o banco no caso Caixa Economica estiver de greve, o que é fato, pois eu tinha que entar com o recurso até o dia 08/10/2008 e até hoje(22/10/2008) a Caixa continua em greve, com fica o meu processo, eu predi o prazo? Por favor me esclareçam por favor!

ozerina alves
Há 16 anos ·
Link

trabalha em uma empresa,a mesma ñ registrou em carteira,logo fui na drt, foi um fiscal da drt no local e notificou,por eu trabalhar sem registro e por estar gestante,logo eles registraram,mas colocaram na data q eu entei,e com contrato de experiencia de 90 dias,ao termino do mesmo,fui mandada embora,entrei na justiça, eles alegaram q o contrato de trabalho ñ me dava direitoa estabilidade por ter sido datafo com data retroativa, agora queria saber se posso pedir para reabrir o processo,e se realmente tenho possibilidades de ganhar,isso foi em 2004.

jose tomaz da silva - sbc / sp
Há 16 anos ·
Link

Cara Ozerina...

Não pode mais. O prazo para acionar é de dois anos após o desligamento.

Se ele ocorreu em 2004, infelizmente voce perdeu o direito de ação.

Abraços

  1. tomaz
reginaldo
Há 11 anos ·
Link

boa noite. fui assediado em uma empresa entrei com processo trabalhista so que não ganhei pois eles diz que não tenho provas pois sei muito bem o que eu passei la sera que posso recorrer

Rafael F Solano
Advertido
Há 11 anos ·
Link

Vc até pode recorrer, mas só seu advogado poderá lhe afirmar isso pois é ele quem conhece da causa e no que se baseou o juiz.

Aline Mendes
Há 9 anos ·
Link

Boa tarde,

Ganhei uma causa trabalhista por danos morais, mas a empresa recorreu. Eu queria receber os meus direitos trabalhistas, como fgts, seguro etc, enquanto o processo por danos morais corre, isso é possível. ? E quantas vezes mais a empresa pode recorrer. ?

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos