Sou casada no papel e tenho 2 filhos com ele, porem ele abandonou a familia e foi viver com outra pessoa, ele faleceu e eu entrei com o pedido de pensão por morte. Ela não tem filhos com ele e ela recebe pensão do primeiro marido. Ela pode pedir o reconhecimento de união estável pós morte e pedir a pensão?

Respostas

    S

    savier Segunda, 19 de março de 2018, 23h36min

    Isso não existe, reconhecimento pós morte, se vc era casada no papel com ele basta solicitar seu direito de pensão.

    Marcel Munhoz Garibaldi

    Marcel Munhoz Garibaldi Salvador/BA 49185/BA Segunda, 19 de março de 2018, 23h48min

    Sim, ela pode pedir o reconhecimento de união estável post-mortem.

    A partilha dos bens e da eventual pensão por morte será decidida após a decisão do pedido de reconhecimento de união estável. E caso seja deferido, provavelmente o valor da pensão será dividido, entre a companheira e os filhos (caso sejam menores), podendo em alguns casos ser revertida integralmente a companheira atual, contratada a separação de fato com a esposa a longo tempo.

    ?

    Desconhecido Terça, 20 de março de 2018, 12h27min

    Eu estou recebendo a pensão desde o dia da morte dele, tenho um filho menor e o outro é universitário, como falei acima, ela recebe uma pensão por morte do marido anterior ao pai dos meus filhos, ela pode receber as duas? Caso ela não possa receber as duas, a pensão que atualmente eu recebo junto com meus filhos continua?

    Marcel Munhoz Garibaldi

    Marcel Munhoz Garibaldi Salvador/BA 49185/BA Terça, 20 de março de 2018, 12h44min Editado

    Duas pensões por morte não podem ser cumuladas conforme normatizações do inss, sendo facultado ao titular escolher a que lhe for mais vantajosa. No caso ela teria direito de escolher a mais vantajosa para ela, supondo que haja o reconhecimento.

    ?

    Desconhecido Terça, 20 de março de 2018, 13h04min

    Entendi, caso haja o reconhecimento e ela escolha manter a que já tem, como fica a minha situação perante o INSS, eu continuo recebendo a pensão ou não?

    Marcel Munhoz Garibaldi

    Marcel Munhoz Garibaldi Salvador/BA 49185/BA Terça, 20 de março de 2018, 13h31min

    Aí vai depender de como transcorrerá esse processo.
    Não tem como prever. A única garantia é de que os filhos terao direito de manter duas parcelas até o limite de idade estabelecido em lei.

    ?

    Desconhecido Terça, 20 de março de 2018, 13h53min

    Entendi. O mesmo vale para a indenização? Ele morreu num acidente na empresa que trabalhava.

    Marcel Munhoz Garibaldi

    Marcel Munhoz Garibaldi Salvador/BA 49185/BA Terça, 20 de março de 2018, 14h03min

    A indenização será exclusivamente dos filhos e da atual companheira.

    ?

    Desconhecido Terça, 20 de março de 2018, 14h15min

    Entendi, obrigada!