Olha boa tarde minha mãe tem dois filho eu e mais um, eu sou casada e tenho três filhos já grande e minha mãe nao mora comigo e meu irmão recentemente separou da esposa tem dois anos pra ser bem exata minha mae morava só ate então aí meu irmão foi morar com ela pois a mesma e deficiente visual e vive com uma pensão do governo e meu irmão toma tudo que ela ganha e ainda deixa ela passar por necessidade e ainda ofende ela com palavras de baixo calão ainda não colocou as mãos nela mais estou vendo a hora de isso acontecer ,oque devo fazer neste caso pois o último do meu irmão e que ela vende a casa dela para saudar as dividas dele oque devo fazer ?

Respostas

    C

    CLÁUDIO EDUARDO OGASSAVARA São Paulo/SP 401597/SP Quinta, 22 de março de 2018, 12h47min

    Mero envelhecimento, que não pode ensejar o pedido de interdição, a constatação das doenças degenerativas, acompanhadas da falta de discernimento e incapacitantes da prática dos atos da vida civil pelos idosos, pode ensejar a interdição.
    Portanto, caso não seja possível a interdição, sua mãe é dotada capacidade de gerir todos os atos da vida civil.

    H

    Hen_BH Quinta, 22 de março de 2018, 16h45min

    Há de se saber se o seu irmão efetivamente toma o dinheiro de sua mãe, ou se ela o entrega de modo espontâneo.

    Porque se ele toma à força, ele pode ser denunciado criminalmente junto à Delegacia do Idoso. Além de poder sofrer medidas restritivas, inclusive de se aproximar da mãe, com base na Lei Maria da Penha.

    Quanto ao fato de a idosa passar necessidades, é de se lembrar que ambos os filhos - você e seu irmão - são responsáveis diretos por prover tais necessidades.

    ?

    Desconhecido Quinta, 22 de março de 2018, 17h15min

    Particularmente a força sim é ao mesmo tempo não pois ele briga com ela e pra não ter briga ela acaba sedendo a chantagem dele entende

    H

    Hen_BH Quinta, 22 de março de 2018, 19h56min Editado

    Então não é a força. Se ela cede aos desejos dele, ela o faz por livre e espontânea vontade, pois prefere dar o dinheiro do que ter de se indispor.

    Se o dinheiro é dela, e ela decide "doar" a ele, nada a fazer.