Prezado(a),

Participei de uma entrevista coletiva em uma grande rede varejista, e a entrevistadora mencionou que ninguém que trabalhasse dentro dos supermercados da rede poderia usar barba, não apenas os que manipulassem alimentos. Eu buscava uma vaga no estoque ou de repositor, e ela me confirmou que mesmo os empregados destes cargos não poderiam usar, alegando motivos de higiene. Sempre usei barba, e achei essa ''norma'' autoritária, que vai contra a liberdade do indivíduo. Me parece que usaram a higiene de artifício para sustentar uma imposição do gosto pessoal do empregador para com seus empregados. Por gentileza, se possível, gostaria do parecer do senhor(a) em relação a isso. A empresa pode fazer essa exigência para esses cargos?

Fico muito grato pela atenção.

Atenciosamente.

Respostas

    Edson Shlomo Schragle

    Edson Shlomo Schragle Quinta, 22 de março de 2018, 21h44min

    Pode! Cada dia mais a vigilância sanitária cria novas regras e exigências. Fazer parte de uma Empresa que cumpra as determinações da legislação é para se gloriar e não questionar. Na real situação que o país vive, até pintar o cabelo de rosa eu pintaria se exigisse. Mas pelas normas internas pode exigir. Contrato de trabalho é assim, aceita quem quer.

    Marcel Munhoz Garibaldi

    Marcel Munhoz Garibaldi Salvador/BA 49185/BA Quinta, 22 de março de 2018, 22h43min

    A empresa não lhe obrigou a aceitar as normas dela, mas tão somente lhe deixou claro quais são as condições para aqueles que desejam trabalhar para ela.
    Você é livre para decidir se as aceita ou não.
    A vida é feita de escolhas e consequências. Aprenda isso, “jovem gafanhoto”.

    ?

    Desconhecido Quinta, 22 de março de 2018, 22h43min

    Se tu está disposto a obedecer qualquer coisa por um emprego, eu não estou. Sempre irei questionar o que julgar ofensivo, autoritário; e ninguém pode me tirar esse direito. Não há nenhuma glória em pertencer a uma empresa que está sempre contratando, por haver sempre um grande número de pessoas que se demitem. Obviamente, aceita quem quer.

    ?

    Desconhecido Quinta, 22 de março de 2018, 22h44min

    Respondi ao Edson.

    ?

    Desconhecido Quinta, 22 de março de 2018, 22h47min

    Sim Marcel, não obrigou. Apenas gostaria de saber se a empresa pode fazer esse tipo de exigência.

    Marcel Munhoz Garibaldi

    Marcel Munhoz Garibaldi Salvador/BA 49185/BA Quinta, 22 de março de 2018, 22h52min

    Na sua casa você impõe as suas regras, na “casa dela” é ela quem faz isso.