Barba no Trabalho
Prezado(a),
Participei de uma entrevista coletiva em uma grande rede varejista, e a entrevistadora mencionou que ninguém que trabalhasse dentro dos supermercados da rede poderia usar barba, não apenas os que manipulassem alimentos. Eu buscava uma vaga no estoque ou de repositor, e ela me confirmou que mesmo os empregados destes cargos não poderiam usar, alegando motivos de higiene. Sempre usei barba, e achei essa ''norma'' autoritária, que vai contra a liberdade do indivíduo. Me parece que usaram a higiene de artifício para sustentar uma imposição do gosto pessoal do empregador para com seus empregados. Por gentileza, se possível, gostaria do parecer do senhor(a) em relação a isso. A empresa pode fazer essa exigência para esses cargos?
Fico muito grato pela atenção.
Atenciosamente.
Pode! Cada dia mais a vigilância sanitária cria novas regras e exigências. Fazer parte de uma Empresa que cumpra as determinações da legislação é para se gloriar e não questionar. Na real situação que o país vive, até pintar o cabelo de rosa eu pintaria se exigisse. Mas pelas normas internas pode exigir. Contrato de trabalho é assim, aceita quem quer.
Se tu está disposto a obedecer qualquer coisa por um emprego, eu não estou. Sempre irei questionar o que julgar ofensivo, autoritário; e ninguém pode me tirar esse direito. Não há nenhuma glória em pertencer a uma empresa que está sempre contratando, por haver sempre um grande número de pessoas que se demitem. Obviamente, aceita quem quer.