Doamos para nosso filho uma determinada quantia para compra de um imóvel. Do valor doado 85% foi direto para dar entrada no financiamento e o restante, de 15%, foram utilizados para despesas cartoriais, despachante, etc. Declaramos o ITDCMD e pagamos conforme a legislação. Pergunto: a diferença entre o valor doado e o valor pago no ato do financiamento gera Imposto de Renda?

Respostas

    Fabio Luiz Arraes Giavoni

    Fabio Luiz Arraes Giavoni Sexta, 23 de março de 2018, 16h58min

    Boa tarde Salete.

    Veja bem: para quem efetuou a doação, não há incidência de Imposto de Renda, uma vez que as doações de cunho familiar são de natureza não-tributável (mas você precisa declarar a doação).
    Já o seu filho deve declarar no IR o valor efetivamente pago pelo imóvel (na aba "Bens e Direitos" do programa de declaração) e, atenção, ele não deve atualizar esse valor ano após ano, do contrário estará configurado um ganho de capital e ele terá que pagar IR novamente sobre o mesmo bem.

    Espero ter ajudado.