Namoro homoafetivo em que ambos os pais não aceitam a relação
Eu sou gay tenho 15 anos e pedi um guri em namoro que é bissexual e tem também 15 anos, só que nem minha mãe nem os pais dele aceitam a homossexualidade, veêm como doença que deve ser tratada... Queria saber se dentro das normas legais estamos autorizados a namorar ou nossos pais podem fazer algo, diante ao juíz estamos "certos"?
Olá Carlos.
Hoje em dia é indiscutível o entendimento dos Tribunais de que a orientação (e não opção) sexual pode ser exercida livremente por qualquer pessoa. Tratar a orientação sexual homossexual como doença é muito antigo e ultrapassado (antigamente era chamada de "homossexualismo"). Se os seus pais tentarem impor um orientação que não é a sua, ou ameaçá-lo de alguma forma, procure o Conselho Tutelar da sua cidade ou o Ministério Público.
Espero ter ajudado.
Há, porém, o outro lado da questão.
Enquanto menores de idade, ambos estão sob o poder familiar dos respectivos pais.
Desse modo, se e certo que os pais não podem interferir na orientação sexual dos filhos, não menos certo é o fato de que enquanto forem menores, eles podem determinar com quem eles terão, ou não, contato, de natureza sexual, de amizade ou outra.