Minha mãe tem 60 anos e contribui para o inss desde 2006, nos últimos anos o código está 1163 11% do salário mínimo, ela fazia bordado sob encomenda, já fez faxina, mas no momento está como dona de casa, melhor alterar o código de recolhimento? Todos os pagamentos estão em dia. Com 15 anos de contribuição ela consegue aposentar? Desde já agradeço. Cristina

Respostas

    Armando Franco de Godoy

    Armando Franco de Godoy Mogi Guaçu/SP Domingo, 22 de abril de 2018, 23h37min

    Cristina//
    Sua mãe aposenta por idade ao completar 15 anos de contribuições(180 meses)
    O Código está 1163 por contribuir como CI-Contribuinte Individual(autônomo) 11% sobre 1 salário-mínimo-nacional, atualmente R$954,00.
    Como no momento está como dona de casa, deverá contribuir como Segurada Facultativa sob o Código 1473 com 11% sobre 1 salário-mínimo-nacional, atualmente R$954,00.
    Será interessante, ANTES de mudar o Código de 1163 para 1473, ir a uma Agência do INSS mais próxima, portando todos os Carnês já recolhidos, CPF, RG, comprovante de residência(conta de água, luz ou telefone), e informar sua pretensão. Talvez a atendente dê baixa no Código 1163 e autorize recolher no Código 1473.
    Se for antes das 13:00 horas poderá ser atendida no ato. Para atendimento após as 13:00 horas terá de agendar data.
    Boa sorte
    Armando

    ?

    Desconhecido Segunda, 23 de abril de 2018, 9h33min

    Liguei para o inss e agendei Armando, desde já agradeço sua atenção, mas estou confusa agora pq a moça disse para levar os comprovantes de autônoma para dar baixa mas minha mãe não tem pq era esporádico algumas faxinas, tricot sob encomenda, bordados e agora, como fica? Vc sabe como devo proceder? Ah e por um tempo ela cuidou da minha filha enquanto eu trabalhava fora.