Beijo no rosto é abuso?
Boa tarde. Gostaria de saber qual e a minha situação e o que eu posso fazer refente ao seguinte caso: Eu estava na minha aula de canto com uma turma de 12 pessoas mais ou menos, nesse dia como de costume, estávamos sentados em roda no chão; daí uma garota que estava sentada do outro lado da sala levantou e sentou ao meu lado, eu a considerava como minha amiga, a gente tinha costume de fazer brincadeiras de mandar beijo, dar uma piscadinha e inclusive em uma brincadeira anterior ela me beijou no rosto (sou hétero e faço esse tipo de brincadeiras até com homens, não é só com ela). Então quando ela sentou ao meu lado eu passei meu braço sobre o ombro dela, estendi minha mão, ela me deu a mão e ficamos com os dedos entrelaçados, dai eu comecei a seguinte brincadeira que vocês provavelmente ja viram na internet:
"-To apaixonado -Fala pra ela -Ja falei -E o que ela disse? -"Fala pra ela""
Eu comecei falando "to apaixonado" e ela entrou na brincadeira seguindo o "roteiro". Depois eu tentei beijar ela no rosto, ela virou a cabeça, mas como tava sorrindo eu achei que ela tava na brincadeira também, depois que ela virou o rosto de volta eu dei um beijo no rosto dela, ela estava sorrindo o tempo todo e não falou nada que indicasse que não tava gostando. Depois que eu dei o beijo ela abaixou a cabeça, então eu parei de abraça-la; Ficou quieta por um instante, levantou e voltou a sentar onde estava inicialmente.
No outro dia de aula (2 dias depois) fui chamado na secretaria do local e fui informado que ela estava alegando que abusei dela, que tentei beija-la (provavelmente ela disse que tentei beija-la na boca), que usei força, que eu estava bêbado e que ela fez um B.O. na delegacia da mulher. Primeiro que não usei força nenhuma nela, e no dia do ocorrido ela falou para uma das educadoras que o pulso dela "ficou roxo mas ja não ta mais" (isso pouco tempo depois do ocorrido), e ela vai fazer corpo de delito. Segundo que realmente eu bebi, mas tomei só 3 copos americanos de cerveja duas horas antes, e depois uma latinha de cerveja uns 20 minutos antes de entrar na aula, isso de longe não é suficiente pra me deixar bebado, ninguém percebeu que eu estava alterado (perguntei isso) e ela só percebeu porque sentiu o halito. Felizmente a sala estava cheia de gente pra testemunhar. E se ela estava desconfortável com a situação por que ela ficou rindo e por que não falou pra alguém do lado? Ela não é uma moça tímida, inclusive é uma das extrovertidas do local. Como falei, minha relação com ela sempre foi de amizade, eu ja fiquei sozinho com ela em outros momentos, tanto lá no local como no carro dela e se eu tivesse algum interesse nela eu tentaria beijar-la nesses momentos.
Por um lado da situação eu to tranquilo porque sei que não fiz nada demais e que tinha bastante testemunhas no local, por outro fico meio preocupado porque não tenho condições para pagar advogado e ela, pelo que me falaram, tem uma família de advogados
Gostaria de saber como é a minha situação legal e o que posso fazer. Agradeço pela ajuda.
Se tudo ocorreu da forma que você descreve não acho que deva se preocupar, pois não vejo fundamentos para prosseguimento de uma ação penal. Contudo, não sabemos se de fato houve o registro da ocorrência e de que forma foi contada a versão da história pela moça, isso dificulta a análise do caso.
O beijo em si não configura abuso sexual, porém, existe a questão subjetiva, a forma como a pessoa se sentiu pode ter gerado uma sensação de abuso, ainda que não tenha sido a sua intenção.
Sugiro que verifique se de fato houve o registro da ocorrência e o que consta nesta ocorrência, assim poderá selecionar as providências a serem tomadas. Ressalto que na minha opinião, considerando somente o seu relato, não vejo motivos para se preocupar.