Boa Noite , estou sendo incomodada desde quando mudei pra este condominio Vitoria Regia ,na zona norte, com relação a cheiro de cigarro, em casa tem 2 fumantes, que fuman dentro do apt, nao tenho varanda.A primeira vez foi na semana que mudei, comecaram a reclamar do cheiro de cigarro, agora peça segunda vez ontem dia 24.5 9.30 da noite o vizinho do apto do lado 75, tocou a campanhia com cigarro na mao, falando que chegou o cigarro estava em cima da cama dele, ainda estava quente, ou seja outra vez ele esta acusando as pessoas do meu apt, meu filho ou marido, neste horario meu filho ja estava dormindo, 9.30 da noite, so meu marido eu estavamos acordado, ele reclamou la na portaria que este corredor que moramos fede cigarro, sempre morei em apt, tenho 3 filhos, so um solteiro que mora comigo, nunca tive nenhum aborrecimento deste nivel, com relação aos meus filhos, morei jardim sao paulo, apt no 1 and, antes de vir pra ca, fumavam area de serviço, nunca tive nenhuma reclamação ,ja estou me sentindo ofendida e sentindo tambem preconceito da nossa cor, pois somos negros, como se sinto ofendida por ontem ,desejo informação onde abrir reclamação deste apt, pois soube que ele escreveu no livro queo condominio tem para reclamaçoes , nao sou advogada ,nao sei como posso atuar nesta reclamação ,´pra que nao continue .....sempre pois o predio sao 6 ap por andar 14 andares , como ele pode acusar o nosso apt ter jogado ,ae caido na saca dele que prova ele tem, mesmo por que meu filho tem 25 anos, e jamais iria jogar cigarros pela janela, se tem varios cinzeiros em casa ,gostaria de saber que providencia e onde , posso reclamar pois ja ficou claro evidente que e pessoal principalmente pela nossa cor negra, desde ja agradeço e aguardo sua resposta

Respostas

    H

    Hen_BH Sexta, 25 de maio de 2018, 21h38min Editado

    Se o vizinho alega que o cigarro provém de seu apto, cabe a ele provar, bem como você deve ter a certeza absoluta de que não provém.

    Se você tem certeza absoluta de ninguém de sua família lançou o cigarro, diga a ele que se insistir em acusar sem provas, ele será instado a comprovar o que alega em juízo. Diga inclusive que ele será notificado por escrito para que apresente as provas que tem. E aguarde.

    Por outro lado, dizer que "ja estou me sentindo ofendida e sentindo tambem preconceito da nossa cor, pois somos negros" e que "ja ficou claro evidente que e pessoal principalmente pela nossa cor negra" é uma posição extremamente subjetiva, que pode não ter qualquer relação com as reclamações.

    Temos de parar com isso de achar que tudo desemboca no racismo, preconceito, homofobia etc. Se o vizinho se sentiu incomodado, é mais que direito dele reclamar e exigir que a sua vida ou integridade sejam respeitados. Se ele acusou sem provas, adotou a conduta errada, e deveria ter se certificado de onde veio o cigarro antes de reclamar.

    Mas também é complicado (para não dizer mais) termos de achar que todo tipo de divergência tem cunho de preconceito, como se uma pessoa branca, ou azul, ou vermelha, ou verde, ao reclamar com um negro, ou amarelo, ou lilás está sendo preconceituosa.

    Há brancos, negros, brasileiros, paquistaneses, católicos, evangélicos, héteros, homoafetivos, nerds, punks, ouvintes de sertanejo ou de música clássica que não respeitam os direitos alheios. Assim como há brancos, negros, brasileiros, paquistaneses, católicos, evangélicos, héteros, homoafetivos, nerds, punks, ouvintes de sertanejo ou de música clássica extremante respeitosos e que zelam pela boa convivência, com os demais membros da coletividade.

    Ou seja, cada situação é única e deve ser analisada em um contexto específico.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.