Olá. Minha tia veio da Bahia para morar em BH quando adolescente e perdeu todos os seu documentos. Ao longo dos anos entramos em contato com o cartório da Bahia para requerer sua certidão de nascimento, porém em nenhuma das tentativas foi encontrada. Quando consiguimos fazer outra certidão ela já havia sido mãe e ao fazer sua uma nova certidão o nome dela foi escrito diferente do nome que ela registrou seus filhos. Fui ao cartório para tentar modificar a certidão das crianças,mas lá me informaram que somente um advogado poderia dar entrada no pedido. Gostaria de saber como devo proceder a esse respeito?

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 27 de maio de 2018, 9h50min

    FLAVIA

    É possível alterar o nome materno no registro de nascimento dos filhos. E deve ser através de ação de retificação de registro civil (que é um processo judicial digital feito por advogado e julgado por juiz estadual). É rápido, simples e de baixo custo (pois é integralmente digital e não há audiência no forum).

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.wixsite.com/alterarnome
    Advogado Especialista em Alteração de Nome

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Segunda, 28 de maio de 2018, 11h24min

    Olá Flavia,
    é possível requerer judicialmente a alteração desejada através de ação rápida e digital de Retificação de Registro Civil com um advogado
    Att.,
    LUCIANA ZOUDINE
    Especialista em
    alteração de nomes e
    retificação de registros civis
    OAB/SP - 135.152/SP