Dúvidas Outros

E crime chamar a pessoa de gordo mesmo que não tenha dito a palavra?

Há 7 anos ·
Link

Eu tinha chegado atrasado na escola, quando entrei abrir a porta e fechei,mas não tinha cadeira nem mesa pra sentar na minha fila, a professora foi e pegou uma cadeira que é grudada na mesa, mas como sou cheinho ia ficar desconfortável ai ela disse que eu podia pegar outra se eu quisesse mas um aluno se ofereceu para trocar, então eu troquei peguei a mesa para dar pro aluno só que quando chegou perto para colocar certinho no lugar e não machuca niguem eu arrastei a mesa com a cadeira, eu não escutei muito bem mas só ouvi que a professora disse você pesa o que uns 120quilos e pra levantar a cadeira não pra arrastar (eu tinha vindo correndo de bicicleta é muito cansado) então eu me senti triste é envergonhado. E crime chamar a pessoa de gordo mesmo que não tenha dito a palavra?

4 Respostas
Imagem de perfil de HLima
HLima
Há 7 anos ·
Link
· Melhor resposta

Prezado Saulo Primeiramente temos que tentar resolver tudo da forma mais razoável possível, sempre conversando e abordando sua indignação da forma mais cautelosa e resiliente possível. Na minha opinião seria legal você conversar com a professora e dizer que você se sentiu ofendido com a colocação dela frente aos alunos. Isso seria uma conversa construtiva que iria dirimir futuros inconvenientes. Porem respondendo juridicamente sua pergunta, se você se sentir lesado com alguma ofensa ou uma colocação pejorativa ou que provoque um constrangimento e vexame para você frente a outras pessoas tendo uma repercussão diante da ofensa (abalo psicológico), você pode recorrer ao judiciário, lembrando que você teria que ter testemunhas e isso vai demandar tempo, dinheiro, comprometimento e quase nem sempre gera uma indenização. Artigo 186 do Código Civil (lei que define danos morais) Eu deixaria o litigio e pensaria que já existe processos demais, porque mais um né? Se dá para agir da forma consensual e evitar novas ofensas. Espero ter lhe ajudado

Hen_BH
Advertido
Há 7 anos ·
Link

Não há crime nenhum aí! Aliás, se ela não disse a palavra, não te chamou de nada. Ela fez uma pergunta. Poderia ter perguntado se você está pesando 70...90...100...150 kls. Uma coisa é o que a pessoa diz... outra totalmente diferente é como a outra pessoa entende e assimila.

Vivemos tempos em que tudo é preconceito, homofobia... difícil!

Autor da pergunta
Há 7 anos ·
Link
· Editado

Hen_BH Não era uma pergunta ela estava querendo dizer que eu era gordo e podia ter levantado a cadeira, e sim e crime está na lei e já conversei com uma advogada, você diz isso por que não era você e eu sou uma pessoa tímida n converso com niguem e nem tenho amigos sempre fui bom aluno a professora podia muito bem ter sido mais educada fico triste com sua resposta

Hen_BH
Advertido
Há 7 anos ·
Link

Se você já se consultou com uma advogada, como diz, e ela já lhe afirmou que se trata de crime, não entendi a razão de você vir a esse fórum e fazer uma pergunta para a qual você já tinha a resposta! Se ela já falou que é crime, qual o motivo de vir aqui e fazer a mesma pergunta? Sinal que nem mesmo você sentiu firmeza na resposta dela, senão nem aqui teria vindo...

Ou você se consultou com ela agora há pouco, já que sua pergunta inicial foi postada há menos de 1 hora atrás?

O fato de ter sido ou não comigo não interfere na resposta que dei - e que, aliás, mantenho na integralidade. Não estou avaliando a "vítima" (eu, você, o padeiro, o leiteiro etc.) mas sim o fato. É claro que advogados com teses para ambos os lados haverá, ainda mais quando alguns deles têm interesse nas causas, mesmo que já antevejam eventual derrota.

Mas se sua advogada já afirmou que é crime, antes mesmo de um juiz se pronunciar nesse sentido, siga em frente e solicite os danos materiais, morais, lucros cessantes e danos emergentes.

Boa sorte!

Esta pergunta foi fechada
Há 7 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos